SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

12 de Março de 2014

Preparação

O que temos?

Desde manhã, ao arraiar do dia, as nossas atividades começam. Compromissos de todo o tipo nos impulsionam a fazer mais e a render mais. As crianças, vítimas desta sociedade estressada é inserida neste universo logo cedo, conhecendo compromissos que deveriam vir um pouco mais tarde. É assim que se vive numa sociedade que vive seus conflitos de interesses. Faço, produzo, ganho e espero até que o ciclo se repita novamente. Veja bem, transferimos isso para o universo religioso. De Deus esperamos recompensas. Aí residem as nossas promessas, propósitos e desafios que ironicamente impomos a Deus. Invertemos os papéis como se Deus precisasse de nós. Eu rezo, portanto, mereço tal graça. Se Deus atende cumpro a promessa e se Ele não atende, o que faço? Vamos pensar um pouco sobre isso?

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze.

Senhor Deus, necessitado que sou venho te pedir auxílio. Preciso de uma graça. Ter novos olhos e sentimentos em relação aos nossos encontros. Não permita que eu direcione a minha oração, mas fortalece em mim a humildade para ouvir, por mais que eu queira falar. Use meus pensamentos e minha boca para dizer o que eu mesmo preciso ouvir e testemunhar.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Lucas 11, 29-32
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:

Como um refrão meditativo, decore e repita algumas vezes: “Deus provê, Deus proverá e sua misericórdia não faltará”.

O Texto nos diz:

Jesus fica irritado com os seus ouvintes. Eles querem sinal, milagres como se Jesus fosse um mágico. Desconhecem a graça do gesto e preocupam-se mais em receber do que oferecer. Eles se esquecem de que os sinais de Jesus devem ser vistos pelos olhos da fé. Falta-lhes a piedade, o amor, a percepção daquele que está diante deles. Buscam os próprios interesses e não os de Deus. Confiam no resultado, mas não querem perder tempo com a espera. Querem graças para ontem e não para quando for o tempo preciso. O tempo da colheita chega no momento exato, sem pressa. Não se pode adiantar o dia ou a noite. Tudo ao seu tempo.

Reflita

Deus não é movido pelos nossos interesses. Ele jamais fará alguma coisa por imposição nossa. Por mais que gritemos as nossas necessidades, nada o abalará. Ele tudo conhece, tudo ordena e tudo pode. Assim como faz nascer o dia também faz nascer a noite. Assim como faz chover, faz estiar. Somos convidados a pedir com humildade. Na verdade fazemos memória daquilo que Deus sabe sobre nós e nossos apelos. Suplicamos, imploramos e isso é correto e bem visto por Deus. Não podemos encher de recadinhos estas súplicas como se Deus estivesse desatento a alguns detalhes. Você tem costume de mandar recadinhos para Deus junto com seus pedidos? Se você pede a Deus um emprego, junto a este pedido você costuma acrescentar qual o emprego, onde e o horário em que gostaria de trabalhar?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
1 - Você se considera uma pessoa interesseira nos seus relacionamentos no emprego, na família e com as pessoas em geral?
2 - Você é paciente? Sabe esperar? Confia nas pessoas e em Deus?
3 - Ontem fizemos a atividade de moderar a língua, as palavras e evitar qualquer maledicência. Hoje será um novo propósito. Qual será?
4 - Não murmure. Murmúrio é sombra do mal que enfraquece a nossa capacidade de raciocínio. Quaresma é tempo de silêncio. Não murmurar é respeitar o silêncio de Deus. Tente pela graça.

Faça suas anotações pessoais.



Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES