SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

11 de Março de 2014

Preparação

O que temos?

Palavras se perdem. Vão ao vento e não voltam. Deixam-nos boquiabertos quando precisamos usá-las e elas não estão mais lá. Desaparecem. São sons agarrados em símbolos que chamamos de letras e nada mais. A espiritualidade é o resultado de atitudes, gestos que traduzem uma intimidade com Deus. Palavras são hipóteses, gestos são a concretude das coisas. É preciso, por isso, controlar o que falamos e como descrevemos a realidade para não cair no pecado e no erro de julgar mal os outros ou as situações. Veremos isso a seguir, mas antes, sinta a Palavra, perceba-a, olhe-a atentamente antes de abri-la. Toque-a. Ela é o que te possibilita conhecer o que Deus quis anunciar. Ainda não abra a sua Palavra.

Coloque as mãos sobre a Palavra, respire fundo e reze

Espírito Santo, gerador de dons, ilumina o meu falar. Tome para Ti minhas palavras, converta-as, purifique-as. Devolva-me o que precisa ser dito. Arranque o excesso e permita-me falar o que sempre convém.

Texto Bíblico

Abra a Palavra

Recado de Mateus 6, 7-15:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13 e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

O que o texto nos diz

Fixe sua leitura na seguinte frase:
“O homem vive de toda palavra que sai da boca de Deus. [Repita por uns segundos como um refrão meditativo]

O Texto nos diz:

Palavras: “...não useis muitas palavras como fazem os pagãos. Eles pensam que são ouvidos por força das muitas palavras”. Falar faz parte da comunicação entre as pessoas. Deus nos concedeu esse dom. Alguns são privados não porque não sejam perfeitos. Somos perfeitos como somos. Bem, o que temos falado? Nossas palavras têm sido lâminas que ferem, dilaceram, maltratam? Que veneno temos usado para matar aos nossos irmãos com palavras desajustadas?

Reflita

A Palavra de Deus tem o dom de suscitar em mim tudo o que bom e faz desabrochar um pensamento sobre coisas que eu não deveria fazer, pensar ou querer. Ela, por isso, é luz para os nossos dias e nos confronta em nossa comodidade. Você já pensou se não tivéssemos um norte, um guia, as leis que nos tornam civilizados para conviver uns com os outros? Seria terrível se todos os carros pudessem passar em qualquer cor no semáforo e o pedestre fizesse o que bem entendesse na hora de andar pela rua. Somos vítimas do que produzimos. Você já pensou nisso?

Anote

DIÁRIO DE DESCOBERTAS
1 - Você é capaz de passar um dia sem maldizer, falar mal de alguém?
2 - Vamos fazer um teste? Durante 24 horas, evite falar mal de alguém. Palavras, palavras, palavras. Elas não podem ter o poder negativo sobre você.
3 - Quais são as palavras que você mais teme? Escreva-as.
4 - Reze, por um instante, a oração do Pai Nosso. Repita se sentir vontade.

Faça suas anotações pessoais.


Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES