SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

09 de Março de 2014

Preparação

A conversão é um exercício cotidiano. Não se deve concebê-la como um furacão que vem, faz o que tem de ser feito e desaparece instantaneamente. Há os que experimentam uma mudança de vida radical, mas que precisam estar vigilantes, sempre. A conversão não é um inimigo que fica à espreita. Ela é uma aliada para uma vida melhor. Ela é o crescimento espiritual que vem como a aurora. É a força que nos impele a dar passos concretos de adesão à Palavra de Deus.

Texto Bíblico

Deus disse a Noé e a seus filhos: 9 «Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes, 10 e com todos os animais que os acompanham: aves, animais domésticos e feras, com todos os que saíram da arca e agora vivem sobre a terra. 11 Estabeleço minha aliança com vocês: de tudo o que existe, nada mais será destruído pelas águas do dilúvio, e nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra». 12 Deus disse: «Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: 13 Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra. 14 Quando eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, 15 eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. E o dilúvio não voltará a destruir os seres vivos. [Gênesis 9, 8-15]

Primeiro Passo do dia

Palavras em destaque do texto de hoje é: “SINAL.” 1 - Todo sinal indica uma atitude ou um comportamento: ir, voltar, virar à esquerda, parar. 2 - Sinal é também um sacramento. Um selo eterno que Deus imprimi em nós. 3 - Sinal é alerta de que tempos novos podem começar. Basta querer.

Recado do Evangelista Marcos

Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14 Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus: 15 "O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia." [1, 12-15]

O que o texto nos diz

Servir:

“...e os anjos o serviam...”: um exercício pleno de humildade. O apóstolo Paulo diz na sua carta aos Filipenses que “...nada se deve fazer por vanglória, mas com humildade, que cada um julgue que o outro é mais importante... Fl 2,3”. Servir como erradicação do nosso orgulho. É o fim da nossa miséria porque nos colocamos como Jesus, o servo sofredor.

Impelir:

“...Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto...”: somos impelidos a todo instante para todo tipo de situação ou atitude. Pense em quantas vezes você não foi tentado a ter atitudes más e no entanto conseguiu resistir a elas. São diversas as situações que nos colocam diante do inimigo e o vencemos pela oração, pelo jejum e pela fé. Da mesma maneira somos impelidos a gerar novas atitudes com o nosso testemunho e com a nossa força em Deus.

Segundo Passo do dia

A imagem do deserto em Marcos é sempre o lugar onde se encontra com deus. Não raros os momentos foram em que Jesus foi para lá para rezar. Deserto é silêncio interior, é busca de equilíbrio, lugar de lutar contra as forças que nos desequilibram, nos tenta destruir. Deserto é luta contra Satanás como o próprio Cristo lutou. É lugar de aparar as arestas, buscar autodomínio e apontar saídas das crises.
A partir do deserto Jesus proclamou: “Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.”. É o tempo de decisão. De uma maneira ou de outra precisaremos decidir. Uma resposta é necessária. Você já sabe qual será a sua?

Terceiro passo

Anote

Você já experimentou algum deserto em sua vida? Aridez na oração? Conflito de idéias, interesses? Faça a experiência. Olhe para sim mesmo. Pense. Avalie a sua vida e tente encontrar a razão para uma mudança. O que a sua oração pessoa te pede? Faça assim: crie no seu imaginário o deserto. Você e Jesus estão lá. Procure identificar os sentimentos de Jesus. Coloque-se no lugar dele. O que te aflige? O que mais te incomoda? Não se esqueça, anote os sentimentos que surgirem daí.

Anote
Fazer anotações pessoais.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES