SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

07 de Março de 2014

Preparação

Jejum não pode ser visto como punição pessoal. Ele é a mortificação, que nos leva a uma purificação. Na verdade, ele é a realização de uma atitude, que visa um propósito. Quando vejo o jejum como uma forma de punir-me pelos meus erros, ele perde o sentido. Ele deve ser visto como redenção diante de uma limitação pessoal, porque celebra a vitória sobre as nossas imperfeições.

Texto Bíblico

"O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu e não se fechar à sua própria gente." (Isaías 58, 6-7)

Primeiro Passo do dia

Palavra em destaque no texto de hoje: LIBERDADE.
1 - Liberdade para optar.
2 - Liberdade para assumir, com convicção, uma vida mais santa.
3 - Liberdade para aceitar jejuar.

Recado do Evangelista Mateus

"Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus e perguntaram: 'Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?' Jesus respondeu: 'Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar'." (9, 14-15)

O que o texto nos diz

Jejum:

"Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?": o jejum deve ser visto como superação do egoísmo em favor do próximo. Esse é o primeiro passo rumo à conversão pessoal. A Quaresma faz-nos perceber o outro, principalmente o mais necessitado. Jejum é compromisso com a nossa fé.

Oferecimento:

“Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles”: o jejum nos torna livres. O coração desvincula-se das paixões desordenadas e evita vaidades que atrapalham uma entrega total a Deus. Essa liberdade nos torna mais sensíveis, mais puros e verdadeiros. O que temos oferecido a Deus e que passa pelos nossos irmãos e irmãs?

Segundo Passo do dia

É sempre bom lembrar que quando conseguimos cumprir um propósito feito, Ele nos ajudou a reorganizar algumas atitudes que estavam nos incomodando e não havíamos conseguido trabalhá-las. O Jejum pode ser uma forma de parar, discernir, rezar com mais propriedade e perceber os efeitos dessa oração ou dessas práticas. Ter domínio sobre as nossas ações sem autocondenação, é resultado do esforço e da disciplina da nossa parte. Escolher não fazer determinada coisa é dizer a nós mesmos que podemos fazê-las, mas não queremos. Pense em alguma coisa que você gostaria de mudar. Faça um propósito e vá adiante.

Terceiro passo

Anote

Veja bem: toda prática penitencial, como o jejum, deve estar em função de alguma coisa, o nosso jeito de ser, por exemplo. Todo jejum, que pode causar danos à saúde, deve ser evitado. Em vez de tomarmos atitudes duras como nos abster totalmente do alimento por um dia, por que não pensar em fazer algo que, de fato, exige de nós um compromisso e nos torna mais verdadeiros? Se você gosta muito de novela, deixar de ver um dia de novela faz bem. Se você tem a mania de falar mal das pessoas, comprometa-se a não falar durante um dia ou uma semana. Por que não se compromete a visitar um doente, um parente ou alguém que necessite? Pense, também, em outra coisa e faça. Você deve anotar o que você vai fazer e, ainda, escrever a sensação que isso proporcionou.

Anote
Não esqueça de fazer as anotações pessoais.


Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/ead/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES