SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

06 de Março - Quinta-Feira


Preparação
Todo começo exige sacrifícios. Não estamos acostumados a fazer sacrifícios, mas são eles, em primeira instância, que nos ajudam a criar propósitos e a mostrar-nos os nossos próprios limites. O dia de hoje, neste retiro, pode não ser tão fácil. Pense na cruz e, também, em quem nela foi pregado. Esse foi o maior sacrifício da história.

Texto Bíblico
"Hoje eu tomo o céu e a Terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver.” (Deuteronômio 30, 15-20)

Primeiro Passo do dia
Palavra em destaque no texto de hoje: “ESCOLHA”.
1 - Escolher é deixar alguma coisa para trás.
2 - Entre quatro ou cinco coisas, apenas uma é a escolhida.
3 - Escolher é ser feliz por saber discernir e eleger uma, entre todas as possibilidades

Recado do Evangelista Lucas
E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo? [9, 22-25]

O que o texto nos diz
Acúmulo:
“...De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro...”: entre o que o achamos que precisamos para viver e o que é realmente necessário, há uma boa diferença. Será que o necessário é, de fato, aquilo que elegemos como prioridade? Há coisas simples que nos denunciam: guarda-roupa, dispensa da cozinha e acessórios.
Renúncia:
“...tome cada dia a sua cruz, e me siga...”: a cruz não foi fácil para Jesus. Um homem forte e benevolente, que se viu em um covil de traidores. Foi deixado na solidão e com a cruz. O que ele teria pensado? Como pode ter se imaginado naquela situação de sofrimento? Ele teve que renunciar a muitas coisas e assumir, por causa dos nossos pecados, a cruz. O seu sofrimento se iguala a isso? Qual é a sua cruz? Olhe para a cruz de Jesus e pense na sua.

Segundo Passo do dia
Há oportunidades que passam despercebidas por nós. Hoje você é convidado a purificar o seu olhar. São tantas coisas: propagandas, conversas desnecessárias, maledicências, televisão etc. Diante de tudo isso, o que, de fato, importa para você? Veja o dia que passou e procure eliminar aquilo que não te fez bem e pense em não passar pela mesma situação. Se o seu dia começa agora, firme-se no propósito de não se deixar levar por aqueles defeitos cotidianos. Aponte para você mesmo, o que deve ser feito nesse dia para que você seja uma pessoa melhor?

Terceiro passo
Anote
Começando o dia: o que vou evitar fazer?
Se está terminando o seu dia: o que eu fiz que não quero repetir amanhã?

Anote
Não esqueça de fazer as anotações pessoais no término de cada dia.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES