SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

05 Março - Quarta - feira de cinza


Preparação

As cinzas marcam o início de um novo tempo. Tempo de Graça. Celebrar as cinzas é ter esperança de que o homem pode renovar-se, integrar-se. Quando mergulho minha cabeça nas cinzas, vou ao encontro do meu eu, daquilo que gostaria de fazer renascer em mim, porque acredito na Graça de Deus. Cinzas, reconciliação, vivência do amor de Deus estabelecido em nós. Passagem para o novo. Redescoberta.

Texto Bíblico
"Rasguem o coração e não as roupas! Voltem para Javé, o Deus de vocês, pois ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor e se arrepende das ameaças." (Joel 2, 13)

Primeiro Passo do dia
Uma palavra forte no texto de Joel é “VOLTAR”.
1 - Volta-se quando o caminho escolhido apresenta problemas.
2 - Volta-se quando o caminho está correto, mas o peregrino não tem forças.
3 - Volta-se quando o caminho e o peregrino não se encontram.
Recado do Evangelista Mateus

1«Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês, que está no céu.» 2«Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 3Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, 4para que a sua esmola fique escondida e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.» 5«Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 6Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.» 16«Quando vocês jejuarem, não fiquem de rosto triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 17Quando você jejuar, perfume a cabeça e lave o rosto, 18para que os homens não vejam que você está jejuando, mas somente seu Pai, que vê o escondido; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.» [6, 1-6.16-18].

O que o texto nos diz
Aparências:
“...ao dar esmola, não mande tocar trombeta...”: viver na verdade nos custa muito. Viver de aparência é viver em um mundo que criamos, uma vida falsa, enganadora. Quando somos bons apenas para mostrar para os outros, caímos no erro. Cedo ou tarde a máscara cai e nos revela.
Raízes:
“...ao rezar, entre no quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente...” : a sinceridade na oração nos torna transparentes para Deus e para o próximo. Você reza assim ou inventa palavras, títulos, justificativas? Você, na sua oração, tem medo de Deus? Volte às raízes e busque a oração que aprendeu quando criança: simples, direta e eficaz.

Segundo Passo do dia

Pense: você se considera uma pessoa livre?
Se você é livre, poderá começar a caminhada em direção a Deus. Ele o espera. Ele ama você. Ele provoca a sua volta. Ele, você e mais ninguém. Está com vergonha deste encontro? Está ansioso? Ele o ama como você é. Bom, pode ser que ele o proponha aparar algumas arestas e resolva refazer alguns traços diferentes, que você adquiriu com o tempo, mas nada que você não consinta. Pode até doer, porém, não desanime. Você é argila e Deus, o artesão. Ele começa, hoje, a moldar você. Deste encontro surgirá uma pessoa nova. Você quer? Você topa?

Terceiro passo

Anote
Este retiro é seu e este livreto também.
Escreva na liberdade do Espírito Santo.
Quais são as mudanças você quer alcançar ao longo deste retiro?
Quais são os excessos de bagagens que você gostaria de abandonar ao longo do caminho?

Anote

Faça suas próprias anotações no término de cada dia.

Fonte: http://www.eadseculo21.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES