SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

I TRIMESTRAL DA DIOCESE DE MOSSORÓ

23 e 24/03/2012 
JUVENTUDE

A I trimestral diocesana de Mossoró tem como temática central a juventude, o que tem sido bastante sugestivo. Isto por dois motivos. Primeiro, pelo ano de 2012 ser um tempo bastante propício para a preparação da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Segundo, pela atualidade do próprio tema para a Igreja.  Reflete-se a cerca da situação do jovem frente à Igreja e da Igreja frente à juventude. Procura-se com isso pistas para a aplicação pastoral de como atrair a juventude para uma consciência de seu batismo e compromisso com o Reino de Deus.
Acompanhando, em nível de Brasil, a passagem da Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pelos diversos Estados e dioceses, é bastante perceptível a motivação e empenho de uma considerável participação da nossa juventude não só como a lembrança de uma jornada realizada por jovens em torno do seu pastor, o santo padre, o Papa Bento XVI, onde milhões de jovens demonstram uma sede de encontro profundo com Deus. O que não deixa de ser um fato marcante para a vida da Igreja e desses jovens participantes. No entanto, o que muito impressiona é a grande perspectiva do que será para a juventude também aqui no Brasil em se tratar da própria Jornada Mundial. Nossos jovens estão acreditando na eficácia deste evento, que sem dúvida será uma grande marca para a Igreja no Brasil. São nossos jovens que progressivamente se reconhecem como Igreja também.
Na diocese de Mossoró não tem sido diferente.  A evidência da temática da juventude em nossa I Trimestral diocesana, de início já atraiu uma considerável participação de jovens, que por sinal já trazem consigo a garra de um compromisso e liderança pastorais de alguns grupos e/ou movimentos. E como consequência desta participação, uma constatação: a Igreja precisa do jovem, e este, por sua vez, precisa da Igreja.
A Igreja, como instituição histórica, precisa de constante renovação. A presença do jovem na Igreja faz da Igreja uma Igreja jovem e sempre renovada. Daí porque uma boa reflexão sobre a juventude leva a Igreja a ter uma linguagem na forma que os jovens entendam, e por esta mesma linguagem chegue com sua mensagem ao coração e realidade própria de cada jovem. Ora, refletir de uma forma séria a participação dos jovens de hoje na Igreja é preparar uma Igreja renovada e dinâmica para o amanhã. Cada jovem para a Igreja é um poço de capacidade para o andamento de uma evangelização sempre mais atual e atuante.
Por outro lado, olhando nossos jovens líderes participando de uma trimestral como esta que realizamos enquanto Igreja local da diocese Mossoró, vemos também que o jovem também precisa da Igreja. Há no olhar do jovem, em meio a uma realidade bastante secularizada, a percepção ou descoberta de que a Igreja ainda tem algo a lhe dizer. Algo, que bem mais que um sermão, tem a ver com a sua vida e suas reais necessidades e inquietações. “Ainda pode vir coisas boas de Nazaré”. Aí é quando o jovem, num contexto de tamanha autonomia e “liberdade” com que vive a nossa juventude, principalmente em relação a religião reconhece que precisa de Deus. Ele passa a descobrir que existe dentro de si uma medida que longe de Deus não pode ser preenchida.
Nossa trimestral tem sido frutífera pelo fato de se poder refletir não tanto sobre a juventude, mas com a sua presença, sua voz, sua palavra que bem mais que qualquer livro sobre o assunto, poderá falar de si.
Queira Deus que este caminho aberto ou continuado nesta trimestral que reflete e conta com a juventude possa favorecer uma consciência cada vez mais crescente em nossa Igreja local e em nossos jovens. Àquela para que sempre abra seus braços a estes filhos preciosos, e a estes para que, a exemplo do filho pródigo do evangelho, voltem o quanto antes para a casa do Pai, reconhecendo ali o seu lugar de realização humana e cristã.
Pe. Carlos César
Fonte: Blog Indentidade Jovem.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES