SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Festa de 75 anos da Paróquia


Atendendo  ao convite do Padre Neto, estive ontem na minha cidade de nascimento para concelebrar Missa Festiva dos 75 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Alexandria. Um Grande dia que com certeza ficará marcado na história daquela cidade. Presidiu a celebração eucarística Dom Mariano Manzana que já foi padre daquela cidade (com quem fiz minha primeira eucaristia) concelebrada por Pe. Neto, Administrador paroquial, Pe. João Batista Nascimento (foi padre por muitos anos também); Pe. João Batista Mendonça, Pe. Dário, Pe. Ivan, Pe. Erivon e Pe. Carlinhos.

Foi um dia de muita alegria para todos.
Na primeira parte do dia tivemos uma carreata por todos os bairros da cidade, e em cada um dos bairros foi rezado um mistério do terço, acabando assim na igreja de Staª Terezinha e descendo com o trio até a igreja Matriz. Ainda na primeira parte do dia houve um almoço comunitário no estádio o Ferreirão na alto boa vista.
Na segunda parte do dia houve um cortejo religioso com todas as entidades do município e com homenagens a Paróquia. Saindo da Capela de Santa Terezinha seguindo até o palco na praça da folia de Alexandria, onde aconteceu a Missa de 75 anos da paróquia. Ao fim da missa de celebração, houve o corte do bolo de 75m e a distribuição para todos os presentes no evento.
E para encerrar esse grande evento tivemos um grande momento de louvor com o Pe. Jorge Luis da Diocese de Patos e Banda.

Neste Jubileu de Diamante, nossos parabens àquela paróquia!

 


Dom Mariano chegando para celebrar a festa do povo de Deus.

Muitos fiéis no encerramento da festa
Um bolo com 75 metros foi confeccionado pela comunidade. Parabéns !
Fotos - Cristian Sidarta

 

ALERTA MISSIONÁRIO EM MONTE ALEGRE PARTE IV












ALERTA MISSIONÁRIO EM MONTE ALEGRE PARTE III




ALERTA MISSIONÁRIO EM MONTE ALEGRE PARTE II





ALERTA MISSIONÁRIO EM MONTE ALEGRE







Ser missionário...
... é levar Jesus ao necessitado e
colaborar com o Mestre no que for preciso
para tornar o mundo melhor.
Todos somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus.
Discípulo significa "aprendiz", aquele que aprende com o Mestre.
Missionário significa "enviado" no sentido de missão, ou seja, é aquele que põe em prática o que aprendeu.
Vocações Leigas
São tantos homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros e casados que, sentindo-se membros da grande família dos filhos de Deus, assumem conscientemente o compromisso batismal de dar testemunho do Evangelho no mundo. Estão inseridos na sociedade, no mundo do trabalho e na Igreja como agentes de pastoral, onde põem a serviço dos irmãos os dons que o Espírito Santo lhes comunica. Rezemos sempre pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas não nos esqueçamos de rezar também pelos leigos, para que vivam a alegria de participar da construção do Reino de Deus.
Os 10 mandamentos do Missionário
1. Ter HUMILDADE para servir e acolher a todos, sem distinção (Mt 20,25-28; Lc 10,30-34).
2. Ter DISPONIBILIDADE para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Lc 9, 57-62).
3. Ter DESPOJAMENTO para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência divina (Lc 9, 1-6).
4. Ter FORÇA ESPIRITUAL através de uma vida de oração (Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-34).
5. Ter CORAGEM e CONFIANÇA em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, anunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem (Lc 4,16-19; Mt 10,28-31).
6. Buscar sempre a INSPIRAÇÃO DE DEUS para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Jo 14,12-13).
7. Ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar, lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus.
8. Ter SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO para se integrar na equipe missionária (Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26).
9. Ter profunda COMUNHÃO COM DEUS, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente (Jo 15, 4-5; Mt 10,12).
10. Reconhecer a GRANDEZA DE DEUS e se alegrar pelo valor e dons que Ele dá a cada um (Lc 10, 17-21).
Fonte: O Mensageiro. Paróquia N.Sra.de Loreto. RJ.

ALERTA MISSIONÁRIO EM NOVA VIDA PARTE III






ALERTA MISSIONÁRIO EM NOVA VIDA PARTE II










ALERTA MISSIONÁRIO EM NOVA VIDA

Que o mês de outubro é o mês missionário não é novidade. A novidade é que a partir da Conferência Episcopal da América Latina, em Aparecida (SP, 2007), o espírito missionário tornou-se mais real, urgente e comprometedor para toda a Igreja. É preciso que todos evangelizem e sejam evangelizados. Sejam discípulos missionários.
A palavra chave do Documento de Aparecida é MISSÃO. Já o lema da Conferência diz: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida”. O documento está cheio de interpelações e chamamentos que mexem, sacodem e provocam um grande “vendaval do Espírito”, como aconteceu na primeira comunidade cristã de Jerusalém, no dia de Pentecostes (At 2,1-13).
Aparecida convida toda a Igreja a orientar-se, com decisão e urgência, para a missão. Seus bens, estruturas, recursos, pessoas e pastorais devem estar voltados para a missão. É uma tarefa gigantesca e apaixonante. Todo povo de Deus é chamado a ser discípulo missionário de Jesus Cristo, cada um no serviço específico que escolheu ou que lhe foi confiado (leigos, padres, bispos, operários, lavradores, empresários…).
O perigo é fazer missão de qualquer jeito e sem clareza de objetivos. Por isso, o Documento lembra que a motivação principal da missão está na comunhão trinitária: “A Igreja é missionária por sua natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai” (DA 347). Esta comunhão deixou de existir uma vez que as relações de fraternidade entre as pessoas e com a natureza foram destruídas. O testemunho cristão está perdendo forças e a Igreja se sente despreparada para enfrentar os desafios da modernidade. Os cristãos não mais são capazes de “dar as razões da sua fé” em meio a uma sociedade secularizada onde os valores se tornam relativos e o destaque fica por conta do gozo momentâneo.
Por estas e tantas outras razões percebemos que a Missão não é uma tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã. Ela é uma necessidade e uma urgência permanente: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho “(1 Cor 9,16).
O grande objetivo das Missões é ajudar os cristãos a serem discípulos missionários de Jesus Cristo, proclamando a Boa Nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação. Os sujeitos da missão são todos os batizados, uma vez que discipulado e missão são como as duas faces da mesma moeda. Os destinatários são todos os povos, desde as pessoas que moram perto até os que vivem nos países mais distantes.

A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃOS TAMBÉM QUER AJUDAR AOS SEUS PAROQUIANOS A SEREM MISSIONÁRIOS DE JESUS A SEGUIR ALGUMAS FOTOS DO ALERTA MISSIONÁRIO NA COMUNIDADE DE NOVA VIDA










PUBLICAÇÕES