SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

A hipocrisia é um obstáculo para a conversão interior

Estamos, na liturgia de hoje, diante de uma crítica à religião falseada pela ausência de ética verdadeira, o culto fantasiado em ritos que não expressam a experiência de Deus e Sua soberana vontade. Somente a vivência da Aliança garante unir comportamento e culto, vida e religião, moral e mística. Esta fidelidade à Aliança é a pregação profética dirigida aos sacerdotes e a crítica de Jesus aos escribas e fariseus.
Jesus denuncia a hipocrisia dos que se consideram mestres em Israel porque, conhecendo a crítica dos profetas, apresentam-se como justos – isto é, observantes, unindo a vida ao culto – mas, na realidade, atraem com sua observância a atenção dos homens para si mesmos e não para Deus, ao buscarem a admiração e o reconhecimento como pessoas dignas de honra.
A hipocrisia, portanto, diz respeito – ainda que de forma sutil – também à incoerência entre religião e ética, expressando a não autenticidade do culto ou de vida, quando há observância.
Jesus se mostrou intransigente contra a hipocrisia farisaica até porque atinge a fé na Sua pessoa e no Seu ministério. Só foi intolerante, em relação aos pecadores, contra os escribas e fariseus. Para convocá-los e denunciar-lhes a dureza de coração, afirma que os publicanos e as prostitutas os precediam no Reino de Deus (Mt 21,31). Em contrapartida, a hostilidade deles confirma que a hipocrisia é o pior obstáculo a impedir o caminho salvífico proposto por Jesus.
Jesus – que é a Luz – se torna, paradoxalmente, a cegueira do fariseu ao desvendar-lhe a hipocrisia. Podemos, portanto, afirmar que se trata de um visar os próprios interesses e a não os de Deus, ainda que aparentemente afirmando-os. Esta hipocrisia impossibilitou, espantosamente, que homens religiosos e de estrita observância reconhecessem o Messias por eles esperado, e favoreceu que impedissem à muitos de reconhecê-lo.
Por ser o ideal cristão muito elevado, a nossa justiça deve exceder a dos escribas e dos fariseus e temos de ser perfeitos como o Pai celeste é perfeito. Os fiéis a Cristo – independentemente da busca sincera ou não de coerência – podem ser vistos ou podem se ver como hipócritas, isto é, merecedores da repreensão de Jesus: “fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem e não fazem”.
Entretanto, há que se distinguir: uma coisa é não buscar a coerência de vida entre o que se crê e o que se celebra, fantasiando a religião, ritualizando os sacramentos, esvaziando a fé de seus compromissos. Outra coisa é admitir a condição do homem fraco, falível e pecador que, mesmo buscando avidamente a coerência, descobre-se sempre em defasagem entre a mensagem e suas exigências e, por isso, vive a fé com humildade, em estado permanente de conversão e de busca constante do verdadeiro rosto de Deus.
Padre Bantu Mendonça

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé: A Igreja não tem idade!

Imagem de Destaque

Um milhão e meio de jovens reunidos em Madri, na Espanha, em torno de um homem de oitenta e quatro anos, Bento XVI, Sucessor de São Pedro, junto com cerca de oitocentos bispos, vindos de todo o planeta para a vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ideia nascida do coração apostólico do Beato João Paulo II, que até hoje atrai pessoas de todas as idades.

A Igreja não tem idade! Ela é casa aberta para todas as nações e gerações, mãe que acolhe em seu regaço as diversas situações humanas. Ela será sempre jovem, renovada e embelezada pelo seu Esposo, que é o Cristo. Velhice é o pecado, não o abençoado acúmulo de anos e de experiência. Olhando para esta multidão de jovens que acorreram a Madri, pensei nos resultados das anteriores Jornadas Mundiais da Juventude. Nossa geração ficou marcada por este compromisso periódico, agenda da Igreja para os jovens cristãos do mundo inteiro. Quantas vocações ao matrimônio, ao sacerdócio ou à vida religiosa nasceram delas! Como a Igreja tem mostrado seu rosto jovem para o mundo, pois continua e será sempre atual o chamado de Jesus Cristo a uma vida santa, na medida do Evangelho!

O lema da JMJ, cujo conteúdo foi desenvolvido em sua preparação e nas catequeses feitas por nós Bispos em Madri, veio do texto de São Paulo aos Colossenses: “Continuai enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cf. Cl 2, 7). A carta, da qual é tirado este convite, foi escrita para responder a uma necessidade precisa dos cristãos de Colossos. Com efeito, aquela comunidade estava ameaçada pela influência de tendências culturais que afastavam os fiéis do Evangelho. O nosso contexto cultural tem muitas analogias com o tempo dos Colossenses. Há uma forte corrente de pensamento laicista que pretende marginalizar Deus da vida das pessoas e da sociedade, perspectivando e tentando criar um «paraíso» sem Ele. Mas a experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um «inferno»: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas e entre os povos, a falta de amor, de alegria e de esperança. Ao contrário, onde as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, O adoram na verdade e ouvem a Sua voz, constrói-se concretamente a civilização do amor, na qual todos são respeitados na sua dignidade, cresce a comunhão, com os frutos que ela dá (Cf. Mensagem do Papa Bento XVI para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, 2-5).

Bento XVI trabalhou sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude em torno de três imagens: «enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «fundado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral. No texto original as três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isso significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os que acreditam. No encontro com Cristo, a juventude do mundo, enraizada n'Ele e n'Ele alicerçada, encontra forças para permanecer firme na fé.

A experiência da JMJ nos remete à jovem de Nazaré, Maria, cuja Assunção do Céu nós celebramos. Ela foi saudada pelo anjo com uma expressão inusitada na Sagrada Escritura: “Ave, cheia de graça” (Cf. Lc 1, 28). É a inimizade com o pecado, sonhada e prometida no Livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela” (Gn 3, 15). A uma apenas adolescente, Deus pediu uma resposta de gente grande: “Eis a escrava do Senhor, fala-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Ela foi elevada ao Céu em corpo e alma, sem sofrer a corrupção do sepulcro após a morte. Nela já se realizou a promessa contida na palavra do Apóstolo: “Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: a morte foi tragada pela vitória” (1 Cor 15, 54).

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo de Belém - PA
Foto 

JMJ: Papa pede que jovens fiquem junto dos pobres

JMJ-viasacra7MADRI - Ao final da via-sacra que presidiu nesta sexta-feira, às 19:30h (14:30 horário de Brasília), na praça Cibeles, em Madri, o papa Bento XVI pediu aos jovens que sejam animados pelo amor de Cristo a “permanecer junto aos menos favorecidos”.
“Vós, que sois tão sensíveis à idéia de partilhar a vida co os outros, não passeis ao lardo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes”, disse o papa.
Bento XVI disse que Deus não está alheio ao sofrimento humano. “A paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes”.
JMJ-viasacra9O papa recordou, ainda, os elementos fundamentais de humanidade que devem marcar a vida das pessoas. “Sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça; sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente: estes são os elementos fundamentais de humanidade, o seu abandono destruiria o mesmo homem”, disse, citando sua encíclica Spe Salvi.
O trajeto da via-sacra ficou tomado pela multidão de jovens que participam da 26ª Jornada Mundial da Juventude na capital espanhola desde terça-feira, 16. Nas estações foram colocadas imagens do acervo artístico espanhol, as mesmas usadas na Semana Santa.
Durante a via-sacra, a cruz foi levada por jovens que têm algum tipo deficiência. Eles vieram da Terra Santa, Iraque, Albânia, Ruanda e Burundi, Sudão, Japão, Haiti, dentre outros.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: JOVENS SÃO EXORTADOS A SEREM TESTEMUNHAS DE CRISTO


JMJ-CatequeseDDino3MADRI - A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Madri, ficou lotada, nesta sexta-feira, 19, de angolanos, brasileiros, moçambicanos, portugueses, espanhóis e bolivianos para a terceira catequese da Jornada Mundial da Juventude. A catequese foi dada pelo bispo de Caruaru (PE) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, dom Bernardino Marchió, mais conhecido como dom Dino.
Os mais de 400 jovens que participaram do encontraram mostraram muita animação e entusiasmo com as palavras de dom Dino, que desenvolveu o tema do dia, “testemunhas de Cristo no mundo”
“Somos rodeados de testemunhas, santos e santas, e, às vezes, não sabemos”, disse o bispo. Ele lembrou as figuras de dom Helder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, dom Francisco Van Thuan, Beata Irmã Dulce, Chiara Lubich e a jovem Chiara Luce, beatificada no ano passado.
“Dom Helder era voltado para os mais pobres; era um poeta, profeta e sonhador. Sonhava com um sem fome e de paz”, disse. “Dom Luciano era o homem do diálogo e da paz”, disse dom Dino.
JMJ-CatequeseDDino1O bispo recordou a história do cardeal Van Thuan, vietnamita, que ficou preso por 13 anos, destacou o amor da Irmã Dulce aos pobres e a obra de Chirara Lubich, fundadora do Movimento Focolares.
Da jovem Chiara Luce, dom Dino recordou sua resignação diante da doença e da morte. “Poucos meses antes de sua morte, o quarto da jovem Luce se tornou lugar de evangelização dos jovens”, sublinhou o bispo. Luce morreu em 1990 aos 18 anos com câncer nos ossos.
Dom Dino provocou os jovens a assumirem compromissos após a Jornada e indicou a leitura do Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização dos jovens. Ele explicou a criação do Setor Juventude nas dioceses, proposta do Documento.
“O Setor Juventude quer valorizar e respeitar todas as expressões juvenis desde as pastorais da juventude até as novas expressões juvenis e as novas comunidades, que surgem com novos carismas”, disse.
O bispo incentivou os jovens a terem participação ativa nas comunidades e lembrou os trabalhos da catequese, liturgia, canto, comunicação, turismo, política e pastorais sociais. “Os jovens devem ser protagonistas dessa nova época missionária. Vocês devem ser apóstolos evangelizadores dos jovens”, exortou.
JMJ-CatequeseDDino2Chamou a atenção dos jovens a palavra do arcebispo de Maputo, no Moçambique, dom Francisco Chimoio, que falou da realidade de seu país cuja população jovem é de 50%. “Nosso país esteve 26 anos em guerra e perdemos muitas pessoas, inclusive padres, religiosas, catequistas”, contou.
Segundo dom Francisco, que responsável pela área da juventude da Conferência Episcopal de Moçambique, a Igreja moçambicana valoriza muito a pastoral juvenil. “O futuro de nosso país depende do que damos aos jovens a fim de tomarem responsabilidade sobre todos os setores”, lembrou o bispo.
O bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha, ex-presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, também participou da catequese. Ele recordou aos jovens o tema da jornada e animou os jovens a fazerem de Cristo a raiz de suas vidas.
Após a palestra, dom Dino respondeu a perguntas dos jovens, feitas por escrito. Em seguida, presidiu a missa, concelebrada por dom Francisco e dom Bertanha, além de vários padres que, durante a catequese, padres atenderam confissões.

FONTE:

PAPA SE ENCONTRA COM OS JOVENS

Discurso de Bento XVI em sua chegada a Madri para a JMJ 2011

Majestades,
Senhor Cardeal Arcebispo de Madri,
Senhores Cardeais,
Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
Distintas Autoridade Nacionais, Autonômicas e Locais,
Querido povo de Madri e da Espanha inteira!

Obrigado, Majestade, pela sua presença aqui, juntamente com a Rainha, e pelas palavras deferentes e amigas de boas-vindas que me dirigiu. Palavras que me fazem reviver as inesquecíveis demonstrações de simpatia recebidas nas minhas anteriores visitas apostólicas a Espanha, e de modo muito particular na minha recente viagem a Santiago de Compostela e a Barcelona. Saúdo cordialmente todos vós que vos encontrais reunidos aqui em Barajas, e quantos acompanham esta cerimônia através do rádio e da televisão. Uma menção muito agradecida desejo fazer aos que com tanto zelo e dedicação, nas instituições eclesiais e civis, contribuíram com o seu esforço e trabalho para que esta Jornada Mundial da Juventude em Madri decorra em boa ordem e se cubra de abundantes frutos.

Desejo também agradecer de todo o coração a hospitalidade de tantas famílias, paróquias, colégios e outras instituições que acolheram os jovens vindos de todo o mundo, primeiro nas diversas regiões e cidades da Espanha e agora nesta grande cidade de Madri, cosmopolita e sempre de portas abertas.

Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência. Chego como Sucessor de Pedro para confirmar todos na fé, vivendo alguns dias de intensa atividade pastoral para anunciar que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Para animar o compromisso de construir o Reino de Deus no mundo, no meio de nós. Para exortar os jovens a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas.

Esta multidão de jovens que veio a Madri… porque e para que vieram? Embora a resposta deva ser dada por eles próprios, pode-se entretanto pensar que desejam escutar a Palavra de Deus, como lhes foi proposto no lema para esta Jornada Mundial da Juventude, de tal maneira que, arraigados e edificados em Cristo, manifestem a firmeza da sua fé.

Muitos deles talvez tenham ouvido a voz de Deus apenas como um leve sussurro, que os impeliu a procurá-Lo mais diligentemente e a partilhar com outros a experiência da força que tem na suas vidas. Esta descoberta do Deus vivo revigora os jovens e abre os seus olhos para os desafios do mundo onde vivem, com as suas possibilidades e limitações. Veem a superficialidade, o consumismo e o hedonismo imperantes, tanta banalidade na vivência da sexualidade, tanto egoísmo, tanta corrupção. E sabem que, sem Deus, seria difícil afrontar estes desafios e ser verdadeiramente felizes, colocando para isso todo o entusiasmo na consecução duma vida autêntica. Mas, com Ele a seu lado, terão luz para caminhar e razões para esperar, não se detendo nem mesmo diante dos ideais mais altos, que hão-de motivar os seus generosos compromissos para a construção de uma sociedade onde se respeite a dignidade humana e uma efetiva fraternidade. Aqui, nesta Jornada, têm uma ocasião privilegiada para colocar em comum as suas aspirações, trocar reciprocamente a riqueza das suas culturas e experiências, animar-se mutuamente num caminho de fé e de vida, no qual alguns se julgam sozinhos ou ignorados nos seus ambientes quotidianos. Mas não! Não estão sozinhos. Muitos da sua idade partilham os mesmos propósitos deles e, confiando inteiramente em Cristo, sabem que têm realmente um futuro à sua frente e não temem os compromissos decisivos que preenchem toda a vida. Por isso me dá imensa alegria poder escutá-los, rezarmos juntos e celebrar a Eucaristia com eles. A Jornada Mundial da Juventude traz-nos uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e juvenil, com aromas renovadores que nos enchem de confiança face ao amanhã da Igreja e do mundo.
Não faltam, certamente, dificuldades. Subsistem tensões e confrontos em aberto em muitos lugares do mundo, inclusive com derramamento de sangue. A justiça e o sublime valor da pessoa humana facilmente se curvam a interesses egoístas, materiais e ideológicos. Não sempre se respeita, como é devido, o meio ambiente e a natureza, que Deus criou com tanto amor. Além disso, muitos jovens olham com preocupação para o futuro diante da dificuldade de encontrar um trabalho digno, ou por terem perdido o emprego, ou por ser este muito precário. Há outros que precisam de prevenção para não cair na rede das drogas, ou de uma ajuda eficaz, caso desgraçadamente já tenham caído nela. Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissimulada, que sofrem em determinadas regiões e países. Molestam-lhes querendo afastá-los d’Ele, privando-os dos sinais da sua presença na vida pública e silenciando mesmo o seu santo Nome. Mas, eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor. Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou.

Neste contexto, é urgente ajudar os jovens discípulos de Jesus a permanecerem firmes na fé e a assumirem a maravilhosa aventura de anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a sua própria vida
. Um testemunho corajoso e cheio de amor pelo homem irmão, ao mesmo tempo decidido e prudente, sem ocultar a própria identidade cristã, num clima de respeitosa convivência com outras legítimas opções e exigindo ao mesmo tempo o devido respeito pelas próprias.

Majestade, ao renovar-lhes o meu agradecimento pelas deferentes boas-vindas que me proporcionaram, desejo exprimir também o meu apreço e proximidade a todos os povos de Espanha, bem como a minha admiração por um País tão rico de história e cultura, pela vitalidade da sua fé, que frutificou em tantos santos e santas de todas as épocas, em numerosos homens e mulheres que, deixando a sua terra, levaram o Evangelho a todos os cantos do mundo, e em pessoas rectas, solidárias e bondosas por todo o seu território. Trata-se de um grande tesouro, que vale a pena, sem dúvida, cuidar com atitude construtiva, para o bem comum de hoje e para oferecer um horizonte luminoso ao porvir das novas gerações. Embora atualmente haja motivos de preocupação, maior é a solicitude dos espanhóis pela sua superação com esse dinamismo que os caracteriza e para o qual contribuem imenso as suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos.

Daqui saúdo com grande cordialidade todos os queridos amigos espanhóis e madrilenos, e quantos vieram de outras terras. Durante estes dias estarei junto de vós, mas tendo também muito presente todos os jovens do mundo, particularmente os que atravessam provações de diversa índole. Ao confiar este encontro à Santíssima Virgem Maria e à intercessão dos Santos protetores desta Jornada, peço a Deus que abençoe e proteja sempre os filhos da Espanha. Muito obrigado.

SEMANA DA FAMÍLIA EM UPANEMA

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA









DIA DOS PAIS

SEMANA DA FAMÍLIA EM UPANEMA

PROGRAMAÇÃO DE HOJE:


Domingo (14/08)Manhã
08:00h - Encontro com as Famílias
Palestrante - Coodenação diocesana
Tema: Família geradora de uma sociedade nova
Local - Igreja Matriz
10:30h - Lanche
10:50h - Animação da Banda Deus Conosco
12:00h - Almoço
Tarde
14:00h - Palestra para casais e jovens
Palestrante - Ricardo Alexandre
Tema: Família como rede de solidariedade
16:00h - Lanche
17:00h - Missa dedicada aos PAIS
Celebrante - Pe. Francinaldo

CONVIDAMOS TODOS OS PAIS PARA ESTA SANTA MISSA QUE HOJE EXTRAORDINARIAMENTE SERÁ ÀS 17h.

SEMANA DA FAMÍLIA EM UPANEMA



Nossa última atividade neste sábado foi o casamento comunitário: em uma cerimônia muito bem preparada e muito linda seis casais disseram seu sim diante da nossa Mãe Igreja. Em breve postaremos fotos deste evento. PARABENIZAMOS A PASTORAL FAMILIZAR DE NOSSA PARÓQUIA POR ESTE MOMENTO!

BANDA DEUS CONOSCO PARTICIPA DE CONGRESSO ESTUDANTIL

Ontem  tivemos a participação da Banda Deus Conosco da nossa Paróquia na parte cultural do II Congresso Estudantil de Upanema.
Em uma breve apresentação nossos músicos mostraram seu trabalho dando a sua contribuição para o evento.
Agradecemos aos organizadores do evento pelo convite e aos nossos jovens os nossos Parabéns.
O Blog Juventude Caminhando com Cristo esteve fazendo cobertura da apresentação da banda no evento. Veja:









SEMANA DA FAMÍLIA EM UPANEMA

ONTEM FOI DIA DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS DENTRO DA SEMANA DA FAMÍLIA

Um grande número de crianças e adolescentes participou ontem pela manhã do encontro com as crianças, uma manhã cheia de atrações para os mesmos (em breve postaremos fotos do evento).

Com a contribuição do nosso Seminarista Jeferson, ontem foi realizado também o encontro com os jovens na Câmara Municipal do nosso município.


Confira as  fotos do Encontro da Juventude que aconteceu na manhã de hoje na Câmara Municipal. O Encontro foi ministrado pelo nosso Seminarista Jefferson Carvalho onde tinha como tema: Juventude, Igreja, Mídia e Sociedade.



PUBLICAÇÕES