SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

IGREJA E INTERNET

Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet.



Nesta semana acontece no Rio de Janeiro o Mutirão Nacional da Comunicação. Já na semana passada, de 12 a 16, mais de 70 bispos de várias dioceses do Brasil também participaram de um seminário sobre a comunicação no Rio de Janeiro, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a CNBB e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O encontro teve como tema: “Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”.
Foi um fato inédito; até agora, não se tinha notícia de um encontro tão numeroso de bispos da nossa Igreja, destinado especificamente a essa temática. Evidentemente, não se tratou de formação técnica sobre as novas modalidades de comunicação, mas de uma ocasião para confrontar a missão dos pastores da Igreja com esse novo e maravilhoso universo, suas imensas possibilidades, mas também seus desafios, problemas e riscos.
Antes de tudo, existe o fato inquestionável da multiplicidade enorme de novos meios e possibilidades de comunicação, suscitados, sobretudo, pelo avanço da informática e das novas tecnologias da informação. Isso também coloca à disposição da missão da Igreja um precioso instrumental; seria grave não fazer bom uso de tantas possibilidades para a promoção da vida e da missão da Igreja.
Mas não podemos ter uma visão ingênua do mundo da comunicação: nesse universo existe muita coisa que precisa ser vista com olhar crítico, não propriamente os meios, que são possibilidades, mas o uso que deles se faz. De modo especial na internet, há muito veneno, que deve deixar alertas pais e educadores; crianças e adolescentes ficam expostos a numerosos riscos, se não houver atenta vigilância e orientação.
Mas também os adultos deverão fazer um uso responsável desses meios maravilhosos, evitando que se tornem um atrapalho nas relações interpessoais e no convívio social. Contatos e comunidades cibernéticas não podem tomar o lugar das relações humanas e comunitárias reais e diretas com as pessoas próximas, nem substituí-las. Seria uma pena passar horas trocando mensagens com pessoas distantes e não brindar com uma palavra sequer as pessoas do convívio próximo. Pior ainda, se os meios fossem usados para promover desonestidades, ódio, violência e toda sorte de caminhos de corrupção e imoralidade.
No entanto, para a Igreja, a comunicação não é só questão de ter e usar meios e tecnologias de comunicação: mais importante ainda é o conteúdo e a qualidade da nossa comunicação. Temos para comunicar a Boa Nova de Cristo e do Reino de Deus ao mundo e precisamos fazer isso muito bem. O uso dos meios de comunicação para a evangelização não pode ser reduzido a uma informação neutra, mas precisa ser acompanhado pelo testemunho contagiante: “vós sereis minhas testemunhas” (cf Lc 24,48), recomendou Jesus aos apóstolos, depois de os enviar para anunciar o Evangelho a todos os povos (cf Mt 28,19).
O papa Bento 16 tem recomendado com frequência a evangelização através da internet. Não é apenas mais um poderoso “meio” de comunicação, que pode facilitar e ampliar muito a nossa capacidade de evangelização; de fato, trata-se de um novo “ambiente” a ser evangelizado. Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet. De fato, a “rede” é como uma imensa e sofisticada praça, muito frequentada por gente que interage com toda sorte de mensagens; todos os “discursos” imagináveis podem ser encontrados nesta praça e há plateia para cada um deles. Alguns podem ser muito belos e construtivos, contribuindo para a dignificação do homem e a edificação do bem comum; outros, nem tanto; e, infelizmente, esta praça também é frequentada por companhias nada recomendáveis e até nocivas...
A Igreja não pode estar ausente no mundo da internet, com seu anúncio e testemunho. E isso precisa ser feito de muitas maneiras, para alcançar o maior número de interessados.

Publicado em O SÃO PAULO, edição de 19/07/2011
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Comissão Nacional da Pastoral Familiar lança “Hora da Família” 2011 .

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família” 2011. O tema deste ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 14 de 20 de agosto.
A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. Atualmente está em sua 15ª edição com uma tiragem de 210.000 mil exemplares.
“A família vem enfrentando grandes desafios, inquietações e ataques de quem deveria defendê-la. Convocamos a sociedade a debater este ano sobre este tema” disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antonio Bento. A publicação traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o dia das Mães, dia dos Pais, dia do Catequista, dia do Nascituro, além de 10 encontros a serem realizados pelas famílias, entre outras.
“A família é um valor insubstituível para a sociedade. Investir na família é investir na sociedade”, concluiu padre Bento.
OBS: AINDA TEMOS UNS POUCOS, PEÇA JÁ O SEU JUNTO À PASTORAL FAMILIAR DE NOSSA PARÓQUIA.
LEMBRANDO QUE NA NOSSA PARÓQUIA, ESTA PROGRAMAÇÃOS SERÁ ANTECIPADA: DE 07 de Agosto à 14 do mesmo mesmo.

JESUS É O NOSSO TESOURO QUE PRECISA SE ENCONTRADO

O Senhor não diz quem foi o homem que encontrou o tesouro, nem tampouco como ele o encontrou, se arando, cavando ou plantando no campo, não sabemos. Também não sabemos qual foi o tesouro encontrado. O que sabemos apenas é que certo homem encontrou um tesouro, que estava escondido num campo.
Era uma coisa comum tanto na época do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento esconder tesouros debaixo da terra por causa das guerras e revoluções frequentes na época. Era mais seguro guardar um tesouro escondido no campo do que deixá-lo em casa, pois este, estando em casa, poderia ser roubado por ladrões ou levado pelos invasores como despojo. Acontecia, porém, que na maioria das vezes, o proprietário do tesouro morria sem revelar a ninguém onde o havia escondido. Assim, esse bem escondido no campo poderia ou não ser encontrado por alguém.
O Senhor fala de algo conhecido por Seus ouvintes. Ele não está usando uma figura irreal e fantasiosa ao falar do tesouro escondido. Está falando de algo real e conhecido. E também possível de acontecer.
O homem que encontrou o tesouro no campo não estava à caça de tesouros escondidos. Ele o encontrou por acaso. E qual foi a sua reação ao encontrá-lo? A primeira coisa que ele fez foi escondê-lo de volta. E depois, tomado por grande alegria por tê-lo encontrado, ele volta para sua casa, vende todos os seus bens e compra aquele campo no qual o tesouro estava escondido. Agora o campo era seu juntamente com o tesouro nele escondido.
O Senhor Jesus, também, conta a história de um negociante de pérolas que estava à procura das melhores joias desse gênero. Pérolas tinham um grande valor no primeiro século da era cristã, assim como tem o diamante em nossos dias. Elas serviam como símbolo de status e posição entre os ricos. Apenas estes as possuíam. A própria Bíblia, no Novo Testamento, fala das pérolas como objeto de grande valor naquela época. Por serem valiosas, estas eram muito procuradas por seus negociantes. Estes faziam longas viagens em busca das melhores e mais valiosas pérolas.
O homem da parábola é um negociante que está em busca das melhores pérolas. Jesus não diz aonde ele foi, mas tão somente diz que ele encontrou em sua busca a pérola que tanto procurava: a pérola de grande valor. Uma oportunidade única na sua vida. Ele não sossegou enquanto não a obteve. O que então ele fez para adquiri-la? Cristo diz que aquele negociante, tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou. A pérola que tanto procurava agora era sua.
Comparando ambas as parábolas, observamos um ponto de semelhança entre elas. Esse ponto de semelhança está na atitude dos dois homens depois de terem encontrado o tesouro e a pérola: ambos reconheceram o imenso valor do que haviam encontrado e com alegria não hesitaram em vender tudo que tinham para obter o que tinham encontrado.
Certamente seus parentes e conhecidos desaprovaram a atitude deles por não saberem o que eles estavam fazendo. Mas ambos os homens sabiam muito bem o que estavam fazendo. Eles descobriram que aquilo que encontraram era muito mais valioso do que tudo quanto poderiam ter. Por essa razão, eles não pensaram duas vezes, mas com o coração resoluto e alegre e sem nenhum sentimento de perda desfizeram-se de tudo quanto possuíam para obter o tesouro e a pérola que encontraram.
Este é o ponto central da parábola por meio do qual Jesus quer nos ensinar uma verdade acerca do Seu Reino. Nada e ninguém pode ser comparado ao valiosíssimo Tesouro, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Canta de alegria, venda tudo o que tem e “compre” Jesus!
Encontrei Jesus! Ele é o meu Libertador, meu Senhor, meu Amigo e Amor. Ninguém O tirará de mim. Jamais O deixarei, vai comigo em meu coração. Ele é o Caminho, que me conduz ao Pai, a Verdade certa, a vida que me faz viver. Ele é a luz que ilumina o meu caminho, a força na minha fraqueza, a alegria na tristeza.
Vale a pena, por Jesus, tudo vender para possuí-lo.

Padre Bantu Mendonça

NO DIA DO PADRE - NOSSA DIOCESE GANHARÁ MAIS UM PADRE

LANCAMENTO DO CD - MINISTÉRIO "DEUS CONOSCO"


Neste último domingo, a Banda-ministério de Música  "Deus Conosco" lançou o seu primeiro trabalho musical. A banda é formada por jovens, que, atendendo ao chamado de Deus de fazer uma Missão Evangelizadora mais dinâmica, surgiu dentro do fervor Missionário, no período das Santas Missões Populares.

O primeiro trabalho é uma regravação de músicas de cantores renomados da Igreja Católica, mas que logo logo deverá apresentar os seus próprios talentos através da composição de cantos de autoria própria.

Um grande numero de pessoas prestigiaram o evento. Parabéns a todos esses talentosos jovens e que Deus possa sempre iluminar eles nesta caminhada. 

III Encontro de Cura e Libertação - UPANEMA




III Encontro de Cura e Libertação - UPANEMA


Adoração, Testemunho, Pregações, Palestras, louvor e é claro Santa Missa, marcaram o III Encontro de Cura e Libertação, promovido pela RCC da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Upanema.
O Evento aconteceu nos dias 23 e 24 deste, ainda contou com a participação do ministério de cura e libertação da RCC Mossoró.
O encontro terminou com a Santa Missa e Lançamento do primeiro CD da Banda e Ministério de Música “DEUS CONOSCO” de Nossa paróquia.

PUBLICAÇÕES