SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Coordenação Jovem da Comissão para a Juventude, da CNBB, faz sua primeira reunião

CoordenacaoJovemAconteceu no último final de semana, em Brasília (DF), a primeira reunião da coordenação jovem da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Composta por dez jovens representando as diversas expressões de trabalho de juventudes da Igreja Católica no Brasil e com a participação do presidente da Comissão, Dom Eduardo Pinheiro, e dos assessores, Pe. Carlos Sávio e Pe. Antonio Ramos do Prado, a reunião foi verdadeiramente um Kairós da Juventude na Igreja do Brasil, um tempo que revela, além da teoria, a unidade vivenciada na prática.
Tendo início na sexta-feira, dia 7 de outubro, com almoço e logo após um forte momento de partilha de vida entre os participantes, a reunião abriu espaço para a partilha da história pessoal de cada um, pois é preciso “conhecer para Amar”, salienta Pe. Toninho: “O conhecimento é a base do amor; só se ama aquilo que se conhece”.
Além de refletir sobre a identidade e missão desta coordenação jovem dentro da Comissão Episcopal para Juventude, fizeram parte da pauta da reunião diversos assuntos como: Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011-2015, Jornada Mundial da Juventude 2013, Campanha da fraternidade 2013, DNJ, entre outros. Assuntos que tiveram em suas reflexões o protagonismo dos jovens presentes dando seu contributo e visão para que cada vez mais a Igreja revele seu rosto juvenil.
A conclusão que podemos fazer a partir desta primeira reunião é de que realmente estamos em um Kairós para a juventude na Igreja do Brasil, pois as diferenças que existem entre cada expressão, em momento algum elas foram barreiras para a unidade, muito pelo contrário, elas foram a riqueza da fraternidade ali vivenciada. É um novo tempo, onde podemos juntos e a partir da experiência com Jesus Cristo optar de maneira concreta pelos nossos jovens que tanto desejam ter vida e vida em abundância. Temos certeza de que esta unidade nos capacitará ainda mais na missão junto aos jovens e nos permitirá progredir naquilo que é específico de cada expressão. A unidade na diversidade nos faz crescer em todos os sentidos!
Segundo Felix Siriani (AJS – Articulação da Juventude Salesiana) “a reunião significou um amadurecimento no trabalho para e com a juventude”. Para Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira – “Thiesco” (Pastoral da Juventude) é a construção conjunta da ação juvenil: “queremos ser protagonistas da história e o encontro demonstrou a opção da CNBB por nós jovens”. Para Eric Souza Moura (Pastoral da Juventude do Meio Popular) “esta coordenação vem para fortalecer a juventude da Igreja Católica do Brasil, sem perder a especificidade e identidade de cada segmento de Juventude”. O clima de unidade é muito presente entre nós, enfatiza Lisiane Griebeler (Renovação Carismática Católica): “pude provar e vivenciar uma verdadeira unidade tecida pelo Espírito Santo entre a juventude do Brasil”. Para Diogo Rocha ( Comunidade Shalom) “é um novo tempo no trabalho pastoral da Igreja onde não só participamos desta unidade, mas provamos dela”.
Além das reflexões feitas pela coordenação, muito trabalho conjunto vem pela frente. Representações destes jovens em organismos como CELAM, Conselho Pontifício para Leigos, participação de reflexões em subsídios para juventude fazem parte do agir desta coordenação. Que as juventudes do Brasil sintam-se contempladas nesta coordenação e que este Kairós possa se estender a todas as realidades de juventudes de nossa Igreja, lembrando sempre de que “as diferenças não são barreiras e sim riquezas”.
Membros da Coordenação Nacional de Jovens da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude:
  • das Pastorais da Juventude: Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (PJ), Monique Cavalcante Benevent (PJE), Eric Souza Moura (PJMP) e Laécio Vieira (PJR)
  • dos Movimentos Eclesiais: Renato Conte Rocha (EJNS) e Lisiane Griebeler (RCC)
  • das Congregações Religiosas: Alex Bastos (JUFRA) e Félix Fernando Siriani (AJS)
  • das Novas Comunidades: Diogo Victor Rocha (Shalom) e Adriano Gonçalves (Canção Nova)
Por Adriano Gonçalves – Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES