SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O SERVIÇO DA CARIDADE DISCUTE LINHA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO

Comissão discute linha de trabalho e projetos para o quadriênio
comissao_caridade_reuniaoA Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, se reuniu nesta terça-feira, 4, na sede da Conferência, em Brasília. O encontro teve por objetivo esclarecer aos novos membros o significado do grupo e de seus trabalhos para a Igreja e para a sociedade brasileira. “Quisemos com esta reunião, a segunda após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, esclarecer que a Comissão é o espírito da promoção da caridade, da justiça e da paz através das pastorais sociais”, explicou o presidente da Comissão, dom Guilherme Werlang.
A reunião aconteceu para situar os novos membros dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão. “As questões sociais são urgentes em nosso país e é nossa intenção não trabalhar isoladamente. Ao todo são mais de 20 pastorais sociais e algumas delas, como a Pastoral da Mobilidade Humana, tem mais oito pastorais só nesse aspecto de mobilidade, que somam com mais umas 30 pastorais sociais que são presença junto aos pobres, aos excluídos e àqueles que não têm voz e vez”, frisou o bispo.
Ainda de acordo com dom Guilherme, foi pauta da reunião, destacar os horizontes das pastorais sociais aos membros da Comissão. “Nós enquanto pastores, devemos estar junto desse rebanho mais fraco, como diz o Evangelho do Bom Pastor; trabalhar juntos e em comunhão ouvindo dos bispos as angústias e os clamores que nós devemos celebrar e acalentar no povo brasileiro”, completou dom Guilherme.
O bispo comentou algumas das metas que deverão ser trabalhadas nos próximos anos com as pastorais sociais de todo o Brasil. “Temos como meta ampliar nos Regionais a presença dos bispos junto às pastorais sociais, para que ao longo do quadriênio possamos uma ou duas vezes encontrar esses bispos em prol da comunhão”.
De acordo com o membro da Comissão e bispo de Balsas (MA), dom Enemésio Angelo Lazzaris, foram temas da reunião também a 5ª Semana Social Brasileira, o tráfico de pessoas e o trabalho escravo, estas duas últimas pautas que devem ser propostas para as próximas abordagens da Campanha da Fraternidade de 2014 ou 2015. “No dia 11 tivemos o Seminário em Brasília sobre a 5ª Semana Social Brasileira que já está em andamento (2011/2012/2013) e também o tráfico de pessoas e o trabalho escravo com a proposta para que nas próximas campanhas da fraternidade esse tema seja tratado”, sublinhou.
Participaram da reunião além dos bispos Guilherme Werlang e Enemésio Lazzaris, o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Sales; o bispo de Roraima (RR), dom Roque Paloschi; e o bispo de Três Lagoas (MS), dom José Moreira. Também marcaram presença o assessor da Comissão, padre Ari Antônio dos Reis; o secretário executivo do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome da CNBB e articulador nacional da 5ª Semana, padre Nelito Dornelas e a secretária da Comissão, irmã Magnólia Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES