SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA ACEBISPO DO RIO DE JANEIRO FALA SOBRE JMJ NO RIO EM 2013

JMJ-dOrani

MADRI - Expectativa, responsabilidade e confiança. Assim o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, recebeu o anúncio de que a arquidiocese vai sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
Em entrevista exclusiva ao portal Jovens Conectados, o arcebispo destacou que o evento é uma oportunidade para revigorar a Fé do povo e para manifestar as raízes cristãs da América Latina.
Reproduzimos aqui a entrevista do Jovens Conectados com dom Orani. 

Como o senhor recebe o anúncio da escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada?
Dom Orani:
 Recebo com a grande expectativa de podermos cumprir bem nossa missão, com a grande responsabilidade de fazê-la bem e ao mesmo tempo confiando na graça de Deus de poder conduzi-la para que seja um bem para o Rio, para o Brasil e para o mundo.
Que frutos podemos esperar com o trabalho de preparação da Jornada?
Dom Orani:
 No trabalho de uma jornada, há um momento que antecede, com a Cruz que visita todas as dioceses, há todo o trabalho de aprofundamento do tema. Acho que todos os preparativos ajudarão muito a nos abrirmos ainda mais ao outro, a acolhermos o diferente e aprendermos com os que vêm de longe a viver a nossa fé; e tenho certeza que os que vêm de longe também irão conhecer um pouco o jeito de ser católico do nosso povo brasileiro.
A Jornada Mundial da Juventude também vai ser um marco para a America Latina e vai movimentá-la em torno do Brasil. Como o senhor vê isso?
Dom Orani:
 O Papa Bento XVI está chamando a atenção do mundo para as raízes cristãs da Europa. A América Latina tem muito fortes suas raízes cristãs, que estão se perdendo pouco a pouco devido à falsa compreensão de o que é um país laico; às idéias que vão aparecendo com a crise dos valores. Creio que este momento é de vivermos nossa vocação de um país que tem raízes cristãs e de podermos manifestar isso seja através daquilo que vai acontecer na Jornada, seja também com a vinda do Papa; e de reafirmarmos tudo aquilo que acreditamos que ajude o mundo, o Brasil, a cidade a caminhar cada vez melhor.
O senhor já pode antecipar alguma coisa a respeito da preparação do Rio de Janeiro para a JMJ?
Dom Orani:
 Ainda está sendo tudo elaborado. No primeiro momento, vai acontecer o lançamento do site da Jornada em sua primeira versão, e depois disso teremos que organizar várias equipes, que começarão os seus trabalhos.
A cidade já está se preparando para eventos como a Copa do mundo e as olimpíadas. Isso favorece a Jornada?
Dom Orani: A Jornada aconteceria mesmo sem essas estruturas, porque ela acontece na cidade como ela é. Mas não há dúvida de que os preparativos para a Copa e as Olimpíadas ajudarão também no receptivo, nos aeroportos, na locomoção dentro da cidade.
O senhor pode destacar alguns pontos em que, de forma geral, a vinda do Papa pode renovar na vida do carioca?
Dom Orani:
 Toda oportunidade é bem-vinda para renovar a vida de todos nós. Também para o povo que vive na cidade do Rio de Janeiro, é uma oportunidade de revigorar a fé, a participação, e principalmente de mostrar o rosto jovem da Igreja do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES