SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Carta final do 13º Congresso Nacional da Pastoral Famíliar

 

Carta final do 13º Congresso Nacional da

Pastoral familia


A Pastoral Familiar Nacional reuniu seus agentes no 13º Congresso Nacional nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2011 na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais; realizou palestras, debates e painéis, cujo tema foi “Família, Pessoa e Sociedade” e o lema “Somos cidadãos e membros da família de Deus” (cf Ef 2, 19) e sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais, se dispõe a continuar afirmando que a família é a primeira e fundamental célula da sociedade e a base para a ação missionária da Igreja.

A Pastoral Familiar reconhece sua missão como incentivadora de uma experiência familiar como desejo vivo de comunhão entre as pessoas, tendo como modelo a Comunhão Trinitária, para que os membros de cada família sejam iluminados pelo Espírito Santo em sua vivência de fé, fraternidade e caridade.

“A família é um espaço de convivência humana ao qual cada membro pertence. Ela constitui uma rede de relacionamentos que define o “rosto” com o qual cada um participa dos diversos ambientes que cotidianamente frequenta e no qual encontra as outras pessoas”¹

A Pastoral Familiar se empenha ainda na busca do bem do homem ajudando-o a redescobrir os valores implantados em seu coração por seu Criador.

É claro para a Pastoral Familiar que “se a família de Deus alimentada for pela Palavra, Eucaristia e Oração, com sabedoria viverá então, nesta tal globalização, num lar cristão”².

Que cada pessoa se reconheça como membro de sua família e participante da sociedade, ciente que todos “somos cidadãos e membros da família de Deus” (cf. Ef 2,19) e por isso cada um é co-responsável pelo bem do mundo, nossa casa.

Os congressistas, no intuito de serem fiéis à história do povo de Deus, desejam caminhar unidos como Pastoral Familiar no empenho de suscitar grupos de vidas fraternas pois, como diz o Bem Aventurado João Paulo II “ A família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e é patrimônio da humanidade inteira”³.

Pedimos, pois, à Senhora da Piedade, padroeira de Minas, que interceda por todas as famílias brasileiras, para que nunca falte em nossos lares a harmonia, o amor, a graça e a Paz de Deus.

Belo Horizonte, 21 de agosto de 2011.

Pe. Jorge Alves Filho
Ass. Arquidiocesano da PF
da Arquidiocese de BH/MG

Pe. Rafael Fornasier
Ass.Nacional da Comissão Episcopal
Vida e Família/CNBB
Secretário Executivo da CNPF



1. SCOLA, A. O Mistério Nupcial. Bauru: EDUSC, 2003.
2. Refrão do Hino do 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar (Composição de Mirani e Valéria)
3. Documento de Aparecida, 432.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES