SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

MARIA E A BÍBLIA

Muitas são as pessoas que me procuram e fazem a seguinte pergunta: por que têm poucas citações bíblicas sobre Maria? Eu respondo sempre: porque o centro da nossa vida é Jesus. É Ele que devemos seguir; é Ele que deve ser a nossa meta. E dele que devemos aprender todos os ensinamentos que chegaram até nós por intermédio de seus discípulos e os sucessores deles.

Maria, a mais humilde das mulheres, tinham todo motivo para aparecer na Bíblia , afinal é a Rainha do céu e da terra, mas na sua simplicidade, no seu silêncio guardou tudo no coração. O seu desejo é que o Seu Filho seja amado, adora e glorificado e que façamos tudo o que ele nos disser.

Mas, mesmo sem ter tantas citações na Bíblia Maria é amada, venerada e querida no mundo inteiro. Mesmo sem ter evangelhos inteiros dedicados a Ela, Maria desperta emoções e sentimentos diversos nas pessoas. Uns A veneram exageradamente; muitas vezes a considera uma deusa. Porém, Maria” não é deusa, não é mais do que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior”, diz uma linda música mariana. Outros são indiferentes ou radicalmente contra a sua veneração. Porém, os católicos esclarecidos sabem que devem amar a Deus que nos criou e nos formou para gozarmos do seu amor por toda a eternidade, ao Filho que para nos salvar, morreu na cruz e ao Espírito Santo que nos presenteia com os seus dons e suas virtudes. Maria, como um sinal luminoso nos aponta o Caminho, a Verdade e a Vida – JESUS.

Porém, se quisermos encontrar Maria na Bíblia, podemos observar que Ela esteve presente nos momentos mais importantes da vida Jesus. Maria foi a primeira a ver Jesus. Foi Ela quem O ensinou a andar, a falar, a proclamar os salmos, oração própria do povo judeu, como Judia que era. Maria foi a única pessoa que viveu 33 anos com Jesus. Maria presenciou os momentos grandiosos de Jesus, como as Bodas de Cana, onde Ele manifestou a sua glória, como também os momentos de mais extrema dor, que antecederam a sua morte na cruz. Maria estava lá, ao pé da cruz, de pé, como cita o evangelista João e é Ela quem recebe o Seu Filho, morto, nos braços.

Se Maria tivesse sido citada apenas na Anunciação, no sofrimento e morte de Jesus, seria o suficiente para notarmos a importância Dela na vida do Seu Amado Filho. Também teríamos subsídios suficientes para traçarmos o seu perfil; perfil de mulher forte e de fé. Mulher que em nenhum momento duvidou dos planos de Deus para sua vida, mesmo que as circunstâncias mostrassem o contrário.

Mas se quisermos encontrar citações bíblicas sobre Maria, podemos procurar no Antigo Testamento onde vemos que Maria estava no coração do Pai desde toda a eternidade; nos evangelista onde uns falam mais outros menos. São Lucas por exemplo, é o evangelista que mais enaltece a figura de Maria e contribuiu fundamentalmente para o entendimento bíblico e teológico sobre Maria.

Maria também é citada, em Atos dos Apóstolos de São Lucas, nas carta de São Paulo e em Apocalipse, de João.

Não foi necessário Maria ser tão citada na Bíblia para ser amada por todos nós, pois Ela mesma, inspirada pelo Espírito Santo, profetizou que todas as gerações lhe proclamaria Bem-Aventurada. E nós somos privilegiados por fazermos parte desta geração.

A Maria todo nosso amor e carinho filial. Que procuremos sempre o seu refugio e a sua proteção, pois juntos Dela estaremos seguros. Estando juntos Maria estaremos também juntos de Jesus, pois onde o Filho está a Mãe está, onde a Mãe está o Filho está. Os dois são inseparáveis.

Nossa Senhora, Rainha do céu e da terra, rogai por nós!


Fonte: Maria Salomé. Co-Fundadora da Comunidade Obra de Maria.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES