SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

AMIGOS SÃO PARA SEMPRE!

''Preconceito é uma forma preguiçosa de conhecer!

Preconceito é uma forma fácil de ter opinião. Não requer esforço, não requer pesquisa, empenho, visto que se trata de uma primeira visão que temos acerca de uma determinada realidade.
É óbvio, mas é bom dizer, que a visão preconceituosa, é aquela que resolveu ficar parada no pré-conceito, isto é, no que vem antes da verdade. Um conceito é sempre o fruto de uma elaboração mais trabalhosa da vida, o pré-conceito não. Ele é uma fase primária do conceito. É por isso que quem gosta de pré-conceitos tende a ficar na imaturidade a vida inteira.
O mesmo se deu conosco quando entramos no pré-primário. Já imaginou se não tivéssemos aceitado o desafio de ir para o primário, com suas dificuldades e diferenças do pré?
Somente o passo em direção ao novo nos garante a felicidade das surpresas. A vida é sempre assim. O que agora é alimento, com o tempo, deixa de sustentar. Isto porque estamos num constante processo de superação humana, e o que nos move, é este desejo de irmos além...
É por isso, que me entusiasmo com a dimensão antropológica do cristianismo. As palavras de Jesus nos encorajam para um constante aperfeiçoamento de nossa humanidade e para a constante superação dos nossos limites. E então, passamos a compreender que santificação é o mesmo que dizer humanização. Retirar os excessos, lapidar as arestas, superar as mesquinharias, os modelos superficiais de análises, os ciúmes e os apegos desordenados, são formas concretas de santificar a nossa vida.
Preconceito é também uma forma de aprisionamento. Olhamos o outro e o definimos a partir do que achamos sobre ele. Temos uma série de opiniões que resolvemos construir dentro de nós, e que são frutos de uma primeira visão. Olhamos e encaixotamos o outro no nosso preconceito . Decidimos que ele é assim, mesmo que nunca tenhamos nos aproximado dele para confirmar o que achamos...
Achamos e perdemos. Perdemos por desperdiçar a oportunidade de superar o conhecimento aparente, e assim quem sabe, ganhar um grande amigo, um grande apoio existencial. Achamos muitas coisas sobre ele. E por achar tanto, resolvemos não buscar a verdade fundamental, e assim deixamos de ganhar. Talvez esse seja um dos grandes pecados do nosso tempo. O mundo é superficial nas suas análises. Basta flagrar uma única atitude, para que o mundo entregue o seu parecer preconceituoso e definitivo.
Jesus se opunha radicalmente a esta postura. Ele gostava de ver além. E alertava os discípulos para este constante cuidado. O cristianismo supera o judaísmo justamente neste ponto. Jesus não queria uma religião que parasse na exterioridade, que dispensasse facilmente as pessoas só porque têm uma aparência ou um histórico que num primeiro momento não nos agrade.
A beleza da vida consiste em olhar o mundo com "olhos de terceira margem", com os olhos de Jesus. Eu, nem sempre consigo, mas não quero perder este esforço de vista. Eu ainda vivo o desconcerto das escolhas de Jesus. Fico indignado quando o vejo escolher Zaqueu em meio a tanta gente santa e de boa índole. Ainda me incomoda quando ele diz que as prostitutas podem me preceder na entrada do Reino.
E então me vejo, com minha maneira rasa e infecunda de esbarrar nas pessoas, de condená-las àquilo que acho sobre elas e de impedi-las de me surpreenderem com sua beleza escondida.
A vida é igual garimpo. Não se percebe o diamante numa primeira olhada. Por ser muito parecido com o cascalho, corre o risco de ser jogado fora. Cascalhos e diamantes se parecem. A única diferença é que o diamante esconde o brilho sob as cascas que o revestem. É preciso lapidar. Pessoas são como diamantes. Corremos o risco de jogá-las fora só porque não tivemos a disposição de olhá-las para além de suas cascas. E então, desperdiçamos grandes riquezas no exercício de alimentar pobrezas.
Quando o meu preconceito me impede de ver o diamante, eu me torno cascalho no mundo. Espero que hoje você descubra diamantes por onde passar. Se descobrir, estará sendo semelhante a Jesus...''

Padre Fábio de Melo

QUE TAL CONHECER AS ABREVIAÇÕES DOS LIVROS DA BÍBLIA?

Para facilitar as citações em geral, os livros da Bíblia foram divididos em capítulos e os capítulos em versículos (pequenos versos). Existem várias traduções da Bíblia no Brasil, e por isso, o modo mais prático de citar um texto não é pelo número da página, e sim pelo livro, seguido do capítulo e do versículo. Cada livro é citado usando-se uma abreviatura. A lista a seguir apresenta as abreviaturas dos livros bíblicos por ordem alfabética:


Ab            Abdias
Ag            Ageu
Am           Amós
Ap            Apocalipse
At             Atos dos Apóstolos
Br             Baruc
Cl             Colossenses
1Cor        1ª carta aos Coríntios
2Cor        2ª carta aos Coríntios
1Cr          1º livro das Crônicas
2Cr          2º livro das Crônicas
Ct            Cântico dos Cânticos
Dn           Daniel
Dt            Deuteronômio
Ecl           Eclesiastes (Coélet)
Eclo         Eclesiástico (Sirácida)
Ef            Carta aos Efésios
Esd          Esdras
Est           Ester
Ex            Êxodo
Ez            Ezequiel
Fl             Carta aos Filipenses
Fm           Carta a Filemon
Gl            Carta aos Gálatas
Gn           Gênesis
Hab         Habacuc
Hb           Carta aos Hebreus
Is             Isaías
Jd            Carta de Judas
Jl              Joel
Jn             Jonas
Jó            Jó
Jo            Evangelho segundo João
1Jo          1ª carta de João
2Jo          2ª carta de João
3Jo          3ª carta de João
Jr             Jeremias
Js             Josué
Jt             Judite
Jz             Juízes
Lc            Evangelho segundo Lucas
Lm           Lamentações
Lv            Levítico
Mc           Evangelho segundo Marcos
1Mc        1º livro dos Macabeus
2Mc        2º livro dos Macabeus
Ml           Malaquias
Mq          Miquéias
Mt           Evangelho segundo Mateus
Na           Naum
Ne           Neemias
Nm          Números
Os           Oséias
1Pd         1ª carta de Pedro
2Pd         2ª carta de Pedro
Pr            Provérbios
Rm          Carta aos Romanos
1Rs         1º livro dos Reis
2Rs         2º livro dos Reis
Rt            Rute
Sb           Sabedoria
Sf            Sofonias
Sl            Salmos
1Sm        1º livro de Samuel
2Sm        2º livro de Samuel
Tb           Tobias
Tg           Carta de Tiago
1Tm        1ª carta de Timóteo
2Tm        2ª carta de Timóteo
1Ts         1ª carta aos Tessalonicenses
2Ts         2ª carta aos Tessalonicenses
Tt            Carta a Tito
Zc           Zacarias

VOCÊ MARCAR UM TEXTO NA BÍBLIA?

VAMOS TENTAR? É MUITO FÁCIL BASTA APENAS FAMILIAZAR-SE, VEJA!

Para indicar todo o capítulo 12 do Gênesis, basta escrever Gn 12.
Para indicar o versículo 3 do capítulo 12, escreve-se Gn 12,3.
Como se vê, capítulo e versículo são separados por vírgula.

Para indicar mais de um versículo, basta usar um hífen entre eles:
Gn 12,1-3 se refere, por exemplo, ao livro do Gênesis, capítulo 12, do versículo 1 até o 3.

Quando se quer indicar versículos que não se encontram na seqüência, usa-se o ponto: Gn 12,1.4.7.14 se refere ao capítulo 12 do Gênesis, versículos 1, 4, 7 e 14.

O mesmo vale para os capítulos: Gn 11-14 se refere aos capítulos 11 até o 14 do livro do Gênesis. Já Gn 11.14 se refere aos capítulos 11 e 14, saltando os capítulos 12 e 13.

Para citar textos em versículos de diversos capítulos, usa-se o ponto-e-vírgula: Gn 11,12; 13,4; 15,7 se refere ao livro do Gênesis, capítulo 11, versículo 12; capítulo 13, versículo 4; capítulo 15, versículo 7.

Uma citação como Gn 11,3-14,7 merece atenção. Note-se que depois do hífen existe outra vírgula, e não o ponto-e-vírgula como no exemplo anterior. Como vimos, o número antes da vírgula indica sempre o capítulo. Assim, a citação Gn 11,3-14,7 está indicando o livro do Gênesis, do capítulo 11, versículo 3, até o capítulo 14, versículo 7.

ESTUDO BÍBLICO II PARTE

ANTIGO TESTAMENTO
Pentateuco (a Lei)
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
Os cinco primeiros livros da Bíblia formam o Pentateuco. Pentateuco é uma palavra grega que significa "cinco livros". Foram escritos ao longo de 500 anos e falam da criação do mundo e da Aliança que Deus fez com o povo hebreu.

Livros históricos
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus
Os livros históricos formam a maior parte do Antigo Testamento. Contam a história desde a entrada na Terra Prometida até pouco antes do nascimento de Jesus. São divididos em três grupos:

a) Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis: procuram mostrar que o importante na caminhada do povo é a fidelidade à Aliança com Deus. Quando as lideranças e o povo são fiéis à Aliança, recebem a bênção; quando há desrespeito ao pacto, caem em desgraça.

b) 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, 1 e 2 Macabeus: escritos após o exílio na Babilônia, contam a história de modo a orientar o povo na reconstrução para organização e sobrevivência diante do poder estrangeiro.

c) Rute, Tobias, Judite, Ester: apresentam situações vividas pelos judeus na Palestina ou no estrangeiro, com a finalidade de iluminar o povo. Não são acontecimentos históricos. São histórias inventadas a partir de situações reais e concretas do povo.


Livros sapienciais e poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico
Nestes livros, temos a sabedoria e a espiritualidade do povo de Deus. Os livros de sabedoria são cinco: Jó, Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Os livros de poesia são dois: Salmos e Cântico dos Cânticos.


Livros proféticos
Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Os livros proféticos são tradicionalmente divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores, de acordo simplesmente com o tamanho dos livros. Os quatro maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas foram aqueles que, ao longo da história, convocaram as lideranças e o povo para a conversão ou volta ao projeto de Deus, denunciaram situações injustas e alertaram para o julgamento de Deus. Anunciam a esperança, encorajam o povo a reconstruir sua própria história.

ORAÇÃO

"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PORTO DO MANGUE

Uma abertura digna de sua padroeira. Assim foi a abertura da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da cidade de Porto do Mangue. Desde ontem a Imagem Principal estava da comunidade de Ponta do Mel e nesta última quarta-feira chegou em uma grande passeata pelas ruas de Porto do Mangue. Muitos devotos vieram prestigiar a festa.


FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PORTO DO MANGUE

"CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES"


''Está na cidade neste momento para mim é uma grande alegria e a realização de um grande desejo. Agradeço aos meus amigos do Tarará por terem apostados nessa idéia, e quero deixar bem claro que este projeto tem várias razões de existir, lhes garanto que todas são movidas pela satisfação de contribuir de alguma forma com o avanço cultural da cidade. Nosso país está passando por transformações econômicas significativas, se culturalmente não acompanharmos esse ritmo estaremos sendo levados apenas para o caminho desenfreado do consumismo; os livros, a boa música, os concertos, a pintura, o cinema, o teatro, as danças e a nossa diversidade popular não estarão no cardápio do nosso povo. Como disse o poeta precisamos cantar a nossa aldeia, e é isso também, quero cantar a minha terra junto aos meus parceiros e talentos do nosso chão palmeiral. Promover a cultura não é tarefa fácil, o fato de existir a ação já é um grande começo, não podemos ficar só nisso. A arte não pode ser vista apenas por sua bela beleza estética, mas a humanização que ela proporciona''.



Zelito Coringa

Nota do blog:
Queremos parabenizar a você, O’Pessoal do Tarará  e a todos que fazem "CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES". 

Pe. Francinaldo Macário 

Saudação da CNBB aos eleitos

Ao final do segundo turno das eleições, ocorrido neste domingo, 31 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda todos os eleitos – deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República -, augurando-lhes sucesso na tarefa de representar e defender o povo que os escolheu para esta missão. A CNBB cumprimenta de maneira especial a Sra. Dilma Rousseff, eleita presidente da República, a quem caberá dirigir os destinos da nação brasileira nos próximos quatro anos.Dela e dos demais eleitos se espera fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral. Passadas as eleições, o compromisso de todos é unir os esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida plena para todos. Pesa sobre os ombros de cada um dos eleitos a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira.
Saudamos o povo brasileiro, que protagonizou o espetáculo da cidadania e da democracia ao participar ativamente das eleições em seus dois turnos. Cabe, agora, a todos nós, brasileiros e brasileiras, a irrenunciável tarefa de acompanhar os eleitos no exercício de seu mandato, a fim de que não se percam nos caminhos do poder de que foram revestidos.
Que Deus, de quem provém toda autoridade, acompanhe cada um dos eleitos com sua graça e sua bênção. O divino Espírito Santo os ilumine e lhes conceda sabedoria a fim de que tomem sempre as decisões mais acertadas para o bem de nosso povo. Imploramos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para os que foram eleitos e para todo o povo brasileiro

Brasília, 31 de outubro de 2010



Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana

Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus

Vice-presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Secretário Geral da CNBB

A BÍBLIA PODE ILUMINAR NOSSA VIDA

Algumas pessoas me fizeram sujestão de fazer um estudo bíblico neste espaço... aceitando a sujestão, faço a seguir uma breve introdução à Bíblia.
Um abraço a todas as pessoas que de vez em quando dão uma passadinha por aqui! vou tentar ser mais fiel às postagens!

Por onde começar?
O que é a Bíblia
A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos, por várias mãos. A palavra Bíblia, ao pé da letra, significa “livrinhos", plural da palavra grega biblíon ("livrinho") que, por sua vez, é o diminutivo da palavra biblos ("livro"). A palavra "Bíblia" para se referir às Sagradas Escrituras foi usada pela primeira vez por João Crisóstomo, no quarto século depois de Cristo.
Assim, a Bíblia consiste de uma coleção de livros menores, diferentes entre si. Cada um desses livros aborda uma mensagem com a finalidade de iluminar a vida do povo de Deus, de acordo com a realidade da época em que foi escrito. Há, ao todo, 73 livros, escritos de diversos modos: história, poesia, hinos, cartas e outros escritos, conforme a mensagem a ser comunicada.
Os 73 livros que se encontram na Bíblia cristã dividem-se em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra "testamento" vem da tradução grega para a palavra hebraica berit, que significa "aliança", "pacto". Logo, as duas grandes partes da Bíblia referem-se à Antiga e à Nova Aliança entre Deus e o seu povo.

Obs.
Existe uma pequena diferença entre a Bíblia dos católicos e a dos protestantes. As Bíblias protestantes não trazem sete livros: Judite, Tobias, 1º Macabeus, 2º Macabeus, Baruc, Eclesiástico e Sabedoria, além de Ester 10,4-16,24 e Daniel 13-14. Estes livros foram considerados inspirados num segundo momento, quando a Bíblia hebraica já estava bem formada, e entraram no conjunto dos textos sagrados somente quando a Bíblia hebraica foi traduzida para o grego, na tradução da Setenta, por volta do ano 250 antes de Cristo. Como os protestantes aceitam somente a Bíblia hebraica como inspirada, estes textos ficaram de fora. Já os católicos aceitam a Bíblia grega e, portanto, os sete livros acima, escritos em grego, foram considerados sagrados. Hoje, porém, algumas Bíblias protestantes trazem também estes livros, que são conhecidos como "deuterocanônicos".





PUBLICAÇÕES