SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Filho do Assú, Frei Magnus Henrique será ordenado bispo dia 17



A Arquidiocese de Natal (RN) estará em festa, dia 17 de setembro. Nesse dia, às 18h, na Catedral Metropolitana, será a ordenação episcopal do Frei Magnus Henrique Lopes, nomeado bispo da nova Diocese de Salgueiro (PE). O sagrante será o Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Pepeu, OFMCap, e os consagrantes serão o bispo de Petrolina (PE), Dom Paulo Cardoso da Silva, OCarm, e o bispo de Nazaré (PE), Dom Severino França, OFMCap. O lema episcopal do novo bispo é: "Tudo posso naquele que me fortalece", uma citação de São Paulo aos Filipenses.
Já como bispo, Dom Frei Magnus presidirá a primeira missa, no Convento Santo Antônio, em Natal, no dia 18, às 19 horas. No dia 19, também às 19h, ele presidirá a eucaristia na Igreja Matriz de São João Batista, em Assu (RN), e, no dia 21, às 19h30, na cidade de Itajá (RN).
A posse como primeiro bispo da Diocese de Salgueiro será no dia 12 de outubro, às 16 horas.

Quem é o novo bispo
Frei Magnus nasceu em Assu (RN), Diocese de Mossoró, no dia 31 de julho de 1965. É o caçula de uma família de oito irmãos, filhos de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes. "Fui criado numa família muito católica. Minha mãe, já falecida, era uma pessoa de muita oração. Se alguém da família estava com problemas, ela largava o que estivesse fazendo, sentava na rede e ia rezar na intenção daquela pessoa", recorda o frade.
Com 15 anos de idade, o jovem Magnus deixou Assu e passou a residir em Natal, onde fez o curso técnico de Estradas, na antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFERN. Sobre a vocação, Frei Magnus conta que, desde criança, já se sentia atraído para o sacerdócio. Porém, o chamado mais forte só aconteceu quando, já em Natal, estudante da ETFERN, passou a ir às missas no Convento Santo Antônio. "Deus tem desígnios que a gente não consegue explicar", disse se referindo ao chamado para o sacerdócio. "Quando comecei a ler sobre a vida de São Francisco de Assis, comecei a sentir algo mais forte, um chamado para vida religiosa", diz.
Durante quatro anos, ele participou da Pastoral Vocacional dos frades capuchinhos. Até que, em 21 de fevereiro de 1986, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Natal, onde fez as etapas de postulantado e noviciado. Após três anos, foi para Recife, para fazer o Curso de Filosofia, e, depois, Teologia, em Olinda. Em 19 de março de 1996, fez a profissão perpétua, no Convento Santo Antônio, em Natal. Foi ordenado padre, em 21 de dezembro de 1996, em Assu, por Dom Antônio Soares Costa, então bispo de Caruaru (PE).Por cinco anos, Frei Magnus residiu em Maceió (AL), onde concluiu o Curso de Psicologia, iniciado ainda em Recife. Em Maceió, foi formador e ecônomo do Convento, além de ser nomeado Provincial dos Capuchinhos, para o Regional Nordeste 2, função que exerceu por seis anos. Depois, foi para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral. De Roma, retornou para Natal, em julho de 2009. Em dezembro do ano passado foi nomeado guardião do Convento Santo Antônio.

Nova Diocese
A Diocese de Salgueiro, localizada no sertão pernambucano, foi criada de 16 de junho, pelo Papa Bento XVI. É desmembrada das Dioceses de Petrolina e de Floresta. A sede situa-se na cidade de Salgueiro, distante a 518 quilômetros da capital pernambucana, e abrange os seguintes municípios: Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó. Apenas este último pertencia à Diocese de Floresta. Os demais pertenciam a Petrolina.
A catedral funcioná, provisoriamente, na Matriz de Santo Antônio, em Salgueiro. Ao todo, a nova diocese conta com 17 paróquias, 14 sacerdotes, 28 seminaristas, quatro frades e 16 freiras. A nova diocese tem uma superfície de 17.931 Km² e uma população de 439.418 habitantes.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Fotografia: Welligton



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES