SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

FESTA DE SÃO JOSÉ

NA NOSSA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE CARNAUBAIS TEMOS DUAS COMUNIDADES QUE VENERAM SÃO JOSÉ: LOGRADOURO E CIDADE HISTÓRICA.
NO LOGRADOURO HAVERÁ VISITAS AS FAMÍLIAS DURANTE TODO ESTE DIA E A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO SERÁ ÀS 16h NA CAPELA;
NA CIDADE HISTÓRICA A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO ACONTECERÁ ÀS 19h.


Imagem de São José da Capela de São José em Umarizal



19 DE MARÇO:
SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ

Pai de Jesus, Esposo de Maria e Padroeiro de nossa Comunidade Paroquial São José
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado o Cristo”.
Mt. 1, 16

Quem foi São José?

A Sagrada Escritura nos ensina que “José era um homem justo...”. Um homem simples e trabalhador, que vivia na humildade de Nazaré. Como Deus não faz acepção de pessoas, Ele inclui esse singelo homem no seu plano de salvação. Com isso percebemos que ninguém está excluído dos mistérios divinos. Também nós, residentes em Orlândia e, paroquianos de São José, fazemos parte desse plano de amor e redenção. Deus conta com o nosso testemunho de amor e fidelidade a Ele. Devemos como, o bom José, saber escutar a voz de Deus e nos colocar a disposição de sua vontade. Peçamos ao nosso patrono que sempre interceda por nós e por todos os nossos.

O Pai confiou a São José uma grande e importante missão, por isso, também o cumulou de virtudes e santidade.

“José era justo”. Os santos doutores da Igreja dizem que essa afirmação atesta que José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição. Isso porque ele deixava Deus agir em sua vida.

Sâo José é ainda chamado de “Santíssimo”, o que não acontece com nenhum outro santo.

Ele era da família de Davi, a qual devia dar ao mundo o Salvador. Da estirpe de Davi devia nascer o Messias prometido. “Que honra e que dignidade! Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol de justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Os Anjos honram-no e cumprem suas ordens”.

Venerar São José e tê-lo como nosso Padroeiro é uma grande graça e presente do céu, pois esta é uma excelente devoção. José é assim honrado porque sempre esteve ao lado e junto de Jesus e Maria. É uma sólida devoção, por isso a Igreja e os Papas sempre a recomendaram e os Santos Doutores propagam e aconselham essa prática. Quem é guiado por São José não se desvia, avança sem cair, sem recuar, a passos gigantes em direção a Deus.

Santa Tereza de Jesus, santa carmelita, diz: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de lhe ter pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado”.

Quisera persuadir o Mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele não crê e verá, por si mesmo, que imenso bem é o recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser se devoto”.

São José é invocado como Padroeiro da Igreja Universal, Advogado dos lares cristãos, modelo dos operários, Protetor dos agonizantes, entres outros.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES