SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA DE PENTECOSTES! - AMANHÃ


31 de maio de 2009 — Domingo

Solenidade de Pentecostes
(Cor Vermelha)

PENTECOSTES,
O DIVINO MILAGRE
DA UNIÃO!

Hoje Deus nos reúne para nos confiar sua certeza de que nós-humanidade podemos viver já agora sua vida de união, de amor: Deus são três pessoas, mas que tanto se amam que são um só Deus! Na força do Espírito, embora sejamos bilhões de membros, podemos ser um só corpo no amor, na acolhida, no perdão que sempre cura as discórdias. Vivamos essa Eucaristia na divina certeza de que ela pode fazer de nós um só coração, uma só alma! E no Espírito, assumamos a mesma missão de Jesus, anunciar a todos essa divina união: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio!”

LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

O maior milagre que Deus sempre sonhou é encher “toda a casa”, a inteira humanidade, com seu único Espírito, e assim, dos bilhões de membros que nós somos, fazer um único corpo. Para realizar esse sonho, Ele dá “a cada um a manifestação do Espírito em vista do bem de todos”. O projeto é de Deus. O Espírito, a força de o realizar, é ainda Ele que nos dá. A nós cabe, reunidos, implorar e acolher este dom: “Vem, Espírito Santo, vem!”


Primeira Leitura (At 2,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 103)

— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
— Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram./ Enviais o vosso espírito e renascem/ e da terra toda a face renovais.
— Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje seja-lhe agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria!


Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Seqüência (Dois coros)

— Espírito de Deus,/ enviai dos céus/ um raio de luz!
— Vinde, Pai dos pobres,/ dai aos corações/ vossos sete dons.
— Consolo que acalma,/ hóspede da alma,/ doce alívio, vinde!
— No labor descanso,/ na aflição remanso,/ no calor aragem.
— Enchei, luz bendita,/ chama que crepita,/ o íntimo de nós!
— Sem a luz que acode,/ nada o homem pode,/ nenhum bem há nele.
— Ao sujo lavai,/ ao seco regai,/ curai o doente.
— Dobrai o que é duro,/ guiai no escuro,/ o frio aquecei.
— Dai à vossa Igreja,/ que espera e deseja,/ vossos sete dons.
— Dai em prêmio ao forte/ uma santa morte,/ alegria eterna. Amém.


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!/ Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
— Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis;/ e acendei neles o amor como um fogo abrasador!


Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-23)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.
23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra./E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces do Fiéis

— Pai bondoso, “ninguém será capaz de dizer: ‘Jesus é o Senhor’, a não ser sob influência do Espírito Santo”. Dai-nos, pois, esse vosso Espírito para que nele rezemos a vós!

1. PARA QUE todos nós acreditemos na força unificadora do Espírito Santo, e assim Ele em nós vença egoísmos, insensibilidades e indiferenças diante dos irmãos e irmãs, membros conosco no único Corpo, peçamos!

— Vem, Espírito Santo, vem!

2. PARA QUE a Igreja, no coração do mundo, seja a casa cheia do Espírito Santo, e assim fermento de união, de solidariedade a favor da humanidade, peçamos!
3. JESUS foi o enviado do Pai: que todos nós nos sintamos enviados por Jesus, na força do Espírito, a levar a toda criatura o Evangelho do amor que faz de todos um só coração e uma só alma, peçamos!

4. PARA QUE o Espírito de Deus, pairando sobre a inteira humanidade, fecunde-a com a força do divino amor que vence o diabólico do ódio, das guerras, das discórdias, peçamos!
(Intenções próprias da Comunidade.)

— Pai bondoso, não somos capazes nem sequer de acolher vossos dons! Abri vós mesmos nossas vidas ao vosso Espírito, e que Ele derrame em nossos corações vosso amor unificador que faz de vós, três Pessoas, um só Deus. Pedimo-vos em vosso Espírito, que clama e geme dentro de nós, e em vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina.

— Amém.

LITURGIA DO DIA


30 de maio de 2009 — Sábado
PENTECOSTES
Missa da Vigília
(Gl, Cr, Pf. Próprio, Cor Vermelha)


Preparamo-nos para o grande acontecimento de nossa fé, o Pentecostes: a vinda do Espírito Santo, prometido por Jesus, sobre os discípulos reunidos no cenáculo. A festa de Pentecostes vem coroar todo o Tempo Pascal que vivemos intensamente na Igreja. É a riqueza do Ressuscitado no coração dos discípulos e na vida dos cristãos que se esforçam no testemunho de sua fé. Ele nos dá a misericórdia divina e nos conduz à santidade.


Deus nos fala

O Espírito de Deus vem sobre seus servos, e intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. E todos os que se abrem a Ele e o acolhem, tornam-se como fontes de vida a jorrar no mundo. Escutemos o que nos diz o Senhor, nosso Deus.


Primeira Leitura (Jl 3,1-5)

Leitura da Profecia de Joel.
Assim diz o Senhor:
1“Derramarei o meu espírito sobre todo ser humano, e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões;
2também sobre meus servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu espírito. 3Colocarei sinais no céu e na terra, sangue, fogo e rolos de fumaça;
4o sol se transformará em trevas e a lua, em sangue, antes de chegar o dia do Senhor, dia grandioso e terrível.
5Então, todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo, pois, no monte Sião e em Jerusalém, haverá salvação, como disse o Senhor, entre os sobreviventes que o Senhor chamar”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 103)

— Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
— Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
— Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
— Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.
— Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.


Segunda Leitura (Rm 8,22-27)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos:
22Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto.
23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.
24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê?
25Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.
26Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.
27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Aclamação

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!


Evangelho (Jo 7,37-39)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

37No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”.
39Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

CONFIRMADÍSSIMO! DDD VEM AÍ!



Agenda 2009

está aberta com as datas livres, a nossa equipe dará prioridade aos eventos que enviarem seus formulários com o máximo de detalhes possível pra que a gente esteja na sua cidade fazendo àquela festa santa.

AGOSTO
Dia 01 – LIVRE

Dia 02 – LIVRE

Dia 07 – LIVRE

Dia 08 – IGARAPÉ GRANDE – MA

Dia 09 – LIVREDia 14 – LIVRE

Dia 15 – CARUARU – PE

Dia 16 – JABOATÃO – PE – CASA DE MARIA – MONTE VERDE

Dia 22 – CARNAUBAIS – RN

Dia 23 – LIVRE

Dia 28 – SÃO JOAQUIM DO MONTE – PE – ROMARIA DE FREI DAMIÃO

Dia 29 – LIVRE

Dia 30 – RECIFE – PE – KAIRÓS OBRA DE MARIA COM OS DDDs

http://www.souddd.com.br/

ORAÇÕES CRISTÃS


Orações mais Frequentes:

Acto de contrição (antes de confessar)

Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também por perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amen.

Antes de uma Viagem

Ó bondosa Santa Maria, que no teu peregrinar terreno conheceste as fadigas, e os perigos das viagens, protege estes teus filhos que vão iniciar uma viagem, acompanha-os em todo momento, vela por seu bem-estar e por suas necessidades e ajudam a que cheguem bem a seu destino.
Que assim seja.
Avé Maria

Avé Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus
rogai por nós pecadores,
agora, e na hora da nossa morte.
Amen.

Credo

Creio em um só Deus,
Pai Todo Poderoso,
Criador do Céu e da Terra
De todas as coisas visíveis e invisíveis,
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigénito de Deus,
Nascido do Pai antes de todos os séculos;
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas,
E por nós, homens, e para nossa salvação
Desceu dos céus
E encarnou pelo Espírito Santo,
No seio da Virgem Maria.
E se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
Padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
Conforme as Escrituras;
E subiu aos céus,
Onde está sentado à direita do Pai.
para julgar os vivos e os mortos;
E o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo.
Senhor que dá a vida,
E procede do Pai e do Filho;
E com o Pai e o Filho
É adorado e glorificado:
Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa,
Católica e apostólica.
Professo um só Baptismo
Para remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos,
e vida do mundo que há-de vir. Amen

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Oração da manhã

Meus Deus, eu vos agradeço por me terdes criado, feito cristão e conservado a vida até hoje. Ajudai-me a viver só para Vos amar e servir.
(Glória ao Pai...)
Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com Jesus, as orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos deste dia.
Ajudai-me a fazer sempre a Vossa vontade, como Jesus faria se estivesse em meu lugar.
(Ave Maria...)
Minha boa Mãe do Céu, abençoai-me!
Ò Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) Vós, e, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca e o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa.
(Ave Maria...)
Senhor, protegei a minha família, convertei os pecadores, e aliviai os que sofrem.
(Glória ao Pai...)
Santo Anjo do Senhor, meu Zeloso guardador, pois a ti me confiou a piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina, Ámen!

Oração da noite

Senhor, eu Vos agradeço todas as graças que me destes durante o dia.
Não consegui imitar Jesus como devia.
Ajudai-me a descobrir em que Vos ofendi no meu procedimento e ajudai-me um grande arrependimento.
(Pense em que procedeu mal hoje e redima-se)
Senhor, pequei contra Vós, fazendo o que Vos desagrada. Perdoai os meus pecados e ajudai-me a viver mais santamente
(Pai nosso...)
Virgem Santíssima, não permitais que eu viva nem morra em pecado moral
(Ave Maria...)
Abençoai, Senhor, o descanso que vou tomar.
Afastai de mim as ciladas do demónio, e fazei que os Anjos me defendam de todos os perigos.
Oração da noite (rezar em família, antes de deitar)
Visitai Senhor, nós Vos suplicamos, esta habitação e afastai para longe dela todas as ciladas do inimigo. Habitem nela os Vossos santos anjos que nos guardem em paz e que a Vossa bênção fique sempre connosco, por NSJC.Ámen

Pai Nosso

Pai Nosso,
que estais nos céus
santificado seja o Vosso nome,
venha a nós o vosso reino,
seja feita a Vossa vontade
assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.

Antes das refeições:

Senhor, abençoe a mesa deste lar e na mesa do céu nos reserve um lugar. Amen.Depois das refeições:
Nós vos damos graças, ó Deus omnipotente e eterno, por todos os vossos benefícios, que recebemos de vossa bondade, a vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos, Amen.
As almas dos fiéis falecidos pela misericórdia de Deus, descansem em paz, Amen.

Salvé-Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
Vida, doçura, e esperança nossa, salve.
A Vós bradamos, os degradados filhos de Eva,
A Vós suspiramos, gemendo e chorando,
Neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa,
Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E depois deste desterro,
Nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.
Acto de fé
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença, quero viver e morrer.
Amen.

Aniversário de casamento

Meu Deus, que profunda impressão deixou em minha alma o dia do meu casamento. Naquele dia cumpri o acto mais importante de minha vida.
Lembro-me das disposições que tive e dos bons conselhos que recebi. Disse-nos o sacerdote que, daquela hora em diante, começava a nossa vida a dois, Juntos iríamos viver, juntos iríamos aperfeiçoando-nos um ao outro.
No auge da felicidade tudo me parecia tão fácil. Fiz um programa maravilhoso para mim.
Agora porém que se passaram ....... anos, como estou? Fui sempre fiel aos meus deveres? Ofusquei alguma vez a serenidade de nosso lar? Contristei minha família que eu deseja tornar alegre e feliz?
Senhor, perdoai as minhas falhas, dai-me força e maior constância nas resoluções tomadas, fazei renascer em mim a graça do sacramento do matrimónio, a fim de que, com renovado fervor corrija as minhas negligências e repare as faltas cometidas.
Amen. [Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai]

Oração a Nossa Senhora

Lembrai-Vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles tem recorrido à Vossa protecção e implorado a Vossa Assistências e reclamado o Vosso socorro fosse por Vós desamparado.
Animado, eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho; e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-Vos ouvi-las propícia e alcança-las que vos rogo. Ámen.

Oração ao Espírito Santo

Vem, Espírito de misericórdia,
Vem e iremos carregar com os nossos irmãos a miséria,
Que lhes destrói a alma e o corpo.

Vem, Espírito de doçura,
Vem e iremos dar aos nossos irmãos o carinho,
Que é preciso como o pão de cada dia.

Vem, Espírito de pobreza,
Vem e iremos partilhar o que temos e o que somos,
Para que ninguém passe necessidade.

Vem, Espírito de paz,
Vem e iremos construir com os nossos irmãos,
A terra prometida,
Onde todos têm os mesmos direitos.

Vem, Espírito de consolação
Vem e iremos oferecer a todos os que sofrem
O reconforto da nossa presença.

Vem, Espírito dos crentes
E torna-nos semelhantes a Jesus Cristo
E a viver ao ritmo do seu Evangelho de amor. Amen.

Mistérios do Rosário

Mistérios Gozosos:
(nas segundas e quintas-feiras e nos Domingos desde o Advento até à Quaresma)

1º - A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora
2º - A visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel
3º - O Nascimento do Menino Jesus em Belém
4º - A Apresentação de Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora
5º - O encontro de Jesus no Templo

Mistério Luminosos:
(nas quintas-feiras)

1º - O Baptismo de Jesus no Rio Jordão
2º - As Bodas de Canã
3º - O Anuncio do Reino de Deus
4º - A Transfiguração de Jesus no monte Tabor
5º - A última Ceia e a Instituição da Eucaristia

Mistérios Dolorosos:
(nas terças e sextas-feiras e nos Domingos da Quaresma)

1º - A agonia de Jesus no Horto
2º - A flagelação de Jesus no pretório de Pilatos
3º - A coroação de espinhos
4º - A caminhada de Jesus até ao Calvário
5º - a crucificação e morte de Jesus

Mistérios Gloriosos:
(nas quartas-feiras, sábados e nos Domingos desde a Páscoa até ao Advento)

1º - A Ressurreição de Jesus
2º - A Ascenção de Jesus ao Céu
3º - A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos
4º - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
5º - A coroação de Nossa Senhora no Céu

Bem-Aventuranças

1º - Bem aventurados os pobres em Espírito, porque é deles o reino do Céu
2º - Bem aventurados os mansos porque eles possuirão a Terra
3º - Bem aventurados os que choram, porque serão consolados
4º - Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
5º - Bem aventurados os que usam de misericórdia, porque alcançarão misericórdia
6º - Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus
7º - Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus
8º - Bem aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino do Céu.

Virtudes Teologais


Esperança
Caridade

Mandamentos da Lei de Deus

1º - Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas
2º - Não invocar o santo nome de Deus em vão
3º - Santificar os domingos e festas de guarda
4º - Honrar pai e mãe (e outros legítimos superiores)
5º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
6º - Guardar castidade nas obras e nas palavras
7º - Não furtar (nem injustamente reter ou danificar bens do próximo)
8º - Na levantar falsos testemunhos (nem da qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
10º - Não cobiçar as coisas alheias

Dons do Espírito Santo

1º - Sabedoria – Faz-nos perceber que o Evangelho de Jesus Cristo é, de facto, uma Boa Nova para toda a gente. Ele veio para nos libertar de todas as escravidões, inclusivamente da morte.
2º - Inteligência – Faz-nos ver as coisas de Deus. Percebemos que ele é o nosso amigo e nele podemos confiar, mesmo no meio da escuridão da noite, quando a fé se torna difícil.
3º - Conselho – Faz-nos reconhecer em Jesus o amigo mais seguro, mais fiel. Ainda que todos nos abandonem ele continua a nosso lado como caminhou com os discípulos de Emaús.
4º - Fortaleza – O Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza para não sucumbirmos sob o peso das dificuldades e para prosseguirmos com esperança e alegria o nosso seguimento de Jesus Cristo.
5º - Ciência – Este dom aponta-nos para onde se encontra a sabedoria cristã: ela está no amor. Quem ama chegará a alegria plena
6º - Piedade – Este dom faz-nos voltar para Deus a fiz de o Louvar-mos e de nos empenharmos nos seu projecto de felicidade para toda a humanidade.
7º - Temor a Deus – Não se trata de ter medo de Deus, mas de ter um grande medo de não o amarmos como convém. Somos impelidos em estar sempre insatisfeitos, procurando caminhar para a perfeição do amor.

Vícios Contrários aos Dons do Espírito Santo

1º - Estultícia (Sabedoria)
2º - Orgulho e presunção (Inteligência)
3º - Endurecimento do coração, "Esclerocardia" (Conselho)
4º - Timidez (Fortaleza)
5º - Ignorância sobre Deus (Ciência)
6º - Impiedade (Piedade)
7º - Idolatria (Temor de Deus)

Bem-aventuranças correspondentes a cada dom do Espírito Santo


1º - Bem aventurados os construtores da Paz (Sabedoria)
2º - Bem aventurados os puros de coração (Inteligência)
3º - Bem aventurados os misericordiosos (Conselho)
4º - Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de Justiça (Fortaleza)
5º - Bem aventurados os que choram (Ciência)
6º - Bem aventurados os mansos do Coração (Piedade)
7º - Bem aventurados os pobres de espírito (Temor de Deus)

Frutos do Espírito Santo

1º - Caridade
2º - Alegria
3º - Paz
4º - Benignidade
5º - Doçura
6º - Bondade
7º - Fidelidade
8º - Mansidão
9º - Temperança

Sacramentos

1º - Baptismo
2º - Confirmação
3º - Eucaristia
4º - Penitência
5º - Santa Unção
6º - Ordem
7º - Matrimónio

MARIA NA VIDA ESPIRITUAL


"Maria na vida Espiritual.”

Maria do povo de Deus.


Já há alguns anos atrás, estamos refletindo, de modo orgânico, sobre a vida espiritual. Fizemos um caminho espiritual, como um curso de espiritualidade a conta-gotas. Temos ainda alguns temas para apresentar. Hoje procuro refletir a presença de Maria na vida espiritual. Por que o cristão católico e também o cristão oriental dão tanta importância à presença de Maria na vida cristã tanto na celebração quanto na vida espiritual privada? No calendário oficial do Brasil temos 7 festas de Nossa Senhora; Temos alguns santuários e tantas igrejas como o nome de Maria; Maria é invocada sob muitos títulos. Esses dados refletem algo importante. O que o povo de Deus crê, é um critério de fé. A Tradição da Igreja, os Santos Padres, a teologia, a liturgia, o ensinamento dos Papas, corroboram com a Bíblia na garantia da fé. A forte recusa, que encontramos em determinados grupos, também mostra que a doutrina é importante, pois se não o fosse, não necessitaria de tanto barulho. Para viver a espiritualidade é preciso, primeiramente, aceitar que Maria faz parte do povo de Deus. É uma filha de Israel; foi escolhida por Deus para ser Mãe do Messias; viveu a fé do povo de Israel e a fé em seu Filho, pois esteve presente com Ele em todos os momentos importantes da Redenção, como por exemplo, no nascimento, ao pé da cruz e na vinda do Espírito. Ela estava com os discípulos. Era uma pessoa humana agraciada por Deus com o dom de ser Mãe de seu Filho que é Deus. Era uma pessoa na normalidade da vida. Recebeu, por vontade de Deus, o dom da concepção imaculada e da virgindade perpétua. Podia ser mas foi assim e foi ela. Como seu Filho, viveu a condição do povo, na simplicidade, educando o Homem-Deus, Jesus. Ser privilegiada não a exclui da realidade humana. Faz parte da espiritualidade, reconhecê-la como mulher, mãe, esposa, viúva, trabalhadora, participante da vida comum como em Cana, nas festas de Jerusalém.


Maria com o povo de Deus


Maria não pode ser reconhecida somente como uma mulher no povo de Israel que passou pela vida de Cristo. Alguns pensam: ‘Maria foi a mulher usada por Deus para Jesus nascer, e basta’. Ela faz parte do povo da Nova Aliança. Ela é cristã como cada cristão, em sua missão única, com um carisma particular e com uma posição singular nesse povo. Ela, pela sua concepção imaculada, é a primeira redimida. Ela é o membro mais importante do Corpo de Cristo, pois ela O gerou. Ela ocupa o lugar de proeminência por ouvir a Palavra de Deus e por em prática acolhendo no seio a Palavra Eterna que se fez carne e na vivência da Palavra: Minha mãe ouve minha palavra e põe em prática (Lc 8,21). Ao pé da cruz nos foi dada por Mãe. Em Pentecostes é fecunda pelo Espírito, gerando os novos filhos.


Maria pelo povo de Deus

Disse o Papa em Israel: “Como fruto da Redenção alcançada pela morte e ressurreição do seu Filho, ela foi elevada à glória eterna e coroada Rainha dos Céus. Com grande confiança no poder de sua intercessão, nos voltamos agora a ti, com alegria nos nossos corações e amor pela nossa gloriosa e sempre Virgem Mãe”. Maria, mulher do povo, cristã, agora, elevada aos Céus em corpo e alma, por fazer parte do Corpo de Cristo, tem uma missão muito especial: interceder pelo povo de Deus. Por isso dizemos: “Rogai por nós, pecadores”. Ela pode rezar por nós, conseguir-nos as graças, porque em vida sempre se interessou por todos. Agora, conosco como membro de Cristo, por nós, junto do Filho na glória, pode interceder por nós. Ela é modelo e exemplo de vida humana e cristã. É estímulo no caminho espiritual. Maria não pode ficar fora do caminho do cristão, pois está intimamente unida a Cristo e a seu povo.
Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

28 de maio de 2009 — Quinta-feira
7a Semana da Páscoa
(Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos


Jesus continua pedindo ao Pai pelos discípulos e por todos os evangelizadores. Manifesta sua confiança naqueles que chamou por primeiro e sabe que continuarão o anúncio do evangelho. Por isso, Jesus reza dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra”. Não bonito isso? Deixemo-nos, pois, conduzir pela Palavra do Senhor. Fora dele não se colherão bons frutos para o Reino de Deus que está entre nós.


Deus nos fala

Tudo vai acontecendo conforme o plano divino: “Tem confiança... é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Consola-nos saber que Cristo rezou também por nós, para que sejamos unidos pela verdade do Reino. Seja, pois, nossa verdade, a verdade do Reino.


Primeira Leitura (At 22,30; 23,6-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.
23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembléia se dividiu.
8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?”
10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Senhor vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


Aclamação(Jo 17,21)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste.


Evangelho (Jo 17,20-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo:
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Papa incentiva fiéis a serem missionários no local de trabalho


primeiro retiro das Crianças e Adolescentes (SMP)



O Papa Bento XVI realizou um discurso na abertura do Congresso Diocesano de Roma. No congresso, que tem como tema "Pertença eclesial e co-responsabilidade pastoral", o Santo Padre defendeu a retomada das ações de evangelização e a experimentar a beleza de representar a Igreja, incentivando os jovens que, segundo ele, cresceram em uma sociedade individualista.O Pontífice pediu que criem grupos missionários em seus locais de trabalho, já que é nestes ambientes que passam grande parte do dia. E exortou também a um renovado espírito missionário, para mostrar aos homens e às mulheres o amor de Deus.Em seu discurso, o Papa pediu mais sintonia entre a diocese e os movimentos eclesiais. Ele chamou a atenção para o sofrimento das novas gerações com o enfraquecimento das relações pessoais, mas disse que o cristianismo é capaz de superar o individualismo e a solidão. Para Bento XVI, os leigos devem deixar de ser apenas colaboradores do clero e assumir mais responsabilidades na vida da Igreja, em sua tarefa de promover a evangelização. “Todos fazem parte do povo de Deus, do Papa até a última criança batizada” - ressaltou.Em seguida, o Pontífice alertou para as “rivalidades, controvérsias e invejas” existentes dentro da Igreja, afirmando que os movimentos devem estar atentos a seus percursos formativos e à pertença à comunidade paroquial.


Postado por Valéria Bulcão às 11:47

FESTA DE PENTECOSTES








Pentecostes


Repletos do Espírito Santo


Fr.Evaldo César de Souza C.Ss.R.


"Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas línguas de fogo e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme a inspiração do Espírito". (At 2,1-4) Com estas palavras, o autor dos Atos dos Apóstolos narra a experiência profunda da efusão do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus. Evento de ontem e de hoje, a solenidade cristã chamada Pentecostes, cujo nome se refere à festa judaica homônima, marca a conclusão plena do Mistério Pascal de Cristo. O envio do Espírito, prometido por Jesus durante seu itinerário histórico (Lc 24, 49; Jo 16,7), conclui, de certa forma, a ação salvífica da humanidade, realizada em Jesus Cristo.


O texto


O relato não pretende, entretanto, ser historicamente comprovado, mas traduz, de maneira simbólica, a percepção da comunidade cristã diante de seu dinamismo evangelizador. Cada palavra, gesto e símbolos, usados pelo escritor sagrado, remete-nos à uma dimensão profunda da vida de fé e merecem ser dissecados, para uma maior compreensão do texto.
Antes, porém, convém ressaltar que a plasticidade do evento narrado por Lucas tem características singulares. Podemos ver sua originalidade contrapondo-a ao relato do evangelista João, no qual o momento da efusão do Espírito sobre a comunidade dos crentes acontece no alto da cruz e no dia da ressurreição (Jo 19,30; 20,21). Mas não é demais afirmar que, em ambos os autores, existe uma inspiração teológica comum: o envio do Espírito Santo sinaliza o nascimento das comunidades (eclesias) cristãs.
Mas voltemos ao relato de Lucas. O texto, de magnífica inspiração, serve de maneira paradigmática ao propósito das comunidades de compreender sua vocação missionária. De acordo com Lucas, foi no dia de Pentecostes que o Espírito Santo invadiu a vida de todos da comunidade cristã. O que significa relacionar a efusão do Espírito com a festa de Pentecostes?




Pentecostes


Pentecostes era a festa judaica que fazia memória do evento da Aliança entre Javé e o Povo de Israel, aos pés do Monte Sinai, momento em que a libertação do Egito atingiu seu maior significado teológico. Entre raios, trovões e tremores de terra, Javé entregou ao povo judeu seu maior tesouro religioso, a Lei (cf. Ex 19).
Lucas reconstrói esta experiência da história de Israel com referenciais cristãos: no seu Pentecostes não há povo eleito, pois todos são convidados a conhecer, em sua própria língua (cultura), a Boa Nova de Jesus Cristo. As imagens nas quais Deus se manifesta são deveras semelhantes, mas a intenção significativa do texto é absolutamente outra. O Pentecostes cristão é a festa da universalidade da mensagem de salvação de Cristo e supera todo particularismo judaico.


Os símbolos usados


Como exemplo, podemos falar do símbolo do fogo, tão caro ao universo de significados da experiência de vida semita. O fogo manifesta a presença de Deus, bastando-nos lembrar Moisés diante da sarça ardente (Ex 3, 1-6). O fogo é movimento, impulso, purificação (Is 66,15-16). Todo crente entendia perfeitamente o significado de ser invadido por divinas línguas de fogo. Já não há como ficar impassível diante da efusão do Espírito de Deus. É preciso anunciar o Evangelho (At 2,4). Outros símbolos marcantes são os que se referem à comunicação provinda do Espírito: línguas, ruídos, voz, palavras. É muito claro que o ator central do Pentecostes é o mesmo Espírito Santo de Deus, que entabula um diálogo profícuo com todos os que se dispõem de coração a escutá-lo. E a ação do Espírito através dos discípulos produz abundantes frutos de conversão (At 2,41).
Não se pode deixar de mencionar o contraste intencional entre Babel e Pentecostes, tão claramente expressos no texto. Para os judeus, Babel foi sempre símbolo da desarmonia e da confusão, a expressão do orgulho humano em querer subir até a morada de Javé e dominá-lo. Ao mostrar a harmônica variedade das línguas, compreensíveis pelas nações reunidas (referência aos lugares onde já existiam comunidades cristãs florescentes), fica claro que uma nova fase da história da humanidade está se iniciando. Agora é Deus mesmo, que através do Espírito, desce até os homens e mulheres de todos os cantos da terra, unindo-os ao redor da uma Nova Aliança em Jesus Cristo.


Pentecostes e Missão


E o que significa celebrar Pentecostes na nossa vida de cristãos? Certamente significa recordar o dinamismo missionário das comunidades primitivas, a ânsia saudável de pregar a Boa Nova, a certeza absoluta de que Jesus Cristo abençoava o projeto de formação de comunidades vivas e atuantes em todas as partes do mundo conhecido. Pentecostes é a solenidade da constituição carismática da Igreja, a festa da universalidade do projeto de Redenção, a celebração da igualdade entre os fiéis e da diversidade dos dons dispensados sobre os homens.
Em Pentecostes, a Igreja toma consciência de sua vocação missionária, que se concretiza pelo testemunho qualificado, em nome de Jesus Cristo, para todas as nações, culturas e povos. A catolicidade e a ecumenicidade da Igreja é pentecostal, ou seja, só é entendida a partir da ação singular do Espírito sobre os fiéis cristãos.
Pentecostes recorda-nos o mistério pascal de Cristo e lhe dá garantia. Pela liturgia, a Igreja, invocando o Espírito Santo, torna presente, no sacramento da Eucaristia, o mesmo Cristo morto e Ressuscitado, sob as formas do pão e do vinho. É o Espírito que suscita vocações, anima as comunidades, distribui dons e carismas. O Espírito renova constantemente, desde Pentecostes, a vida eclesial. Por isso, a liturgia de Pentecostes canta em uníssono: "Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra". Os verbos, no presente, certificam nossa fé na ação contínua e frutuosa do Espírito no nosso meio. No Espírito é possível compreender nossa Fé Trinitária.

Autor:Fr.Evaldo César de Souza, C.Ss.R.ecesouza@yahoo.com.br

QUARTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2009

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 20,28-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”. 36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
*
Salmo (Salmos 67)

— Reinos da terra cantai ao Senhor.
— Reinos da terra cantai ao Senhor.
— Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!
— Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.
— Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!
*
Evangelho (João 17,11b-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

PEREGRINAÇÃO NACIONAL EM FAVOR DAS FAMÍLIAS APARECIDA, 24 DE MAIO DE 2009


Presidente da CNBB destaca o valor da família na Peregrinação Nacional da Família

Cerca de 30 mil pessoas participaram, neste domingo, 24, da missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida por ocasião da Peregrinação Nacional em Favor da Família, em Aparecida (SP).
O evento foi organizado pela CNBB através Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e contou com a participação de 22 bispos e mais de cem padres.O presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou a família como o lugar de cultivar valores. “A família é o lugar onde se aprendem as virtudes, os valores, os critérios e as atitudes que são necessárias para uma autêntica convivência social”. Dom Geraldo destacou também a necessidade de leis que protejam a família, fundada no matrimônio. “As medidas legislativas e governamentais não devem descaracterizar a família fundada no matrimônio, identificando-a com qualquer tipo de convivência. Isto significaria desvalorizar a família, não reconhecendo os valores que ela gera e transmite”, afirmou o arcebispo. O presidente da CNBB lembrou, também, a responsabilidade dos Meios de Comunicação Social na educação das famílias. “Especial responsabilidade têm os Meios de Comunicação Social que devem propiciar uma programação mais adequada ao crescimento e ao desenvolvimento das novas gerações, estimulando a constituição de um projeto de vida digna e positiva, reduzindo a onda de banalidades e de vulgaridades, bem como de agressividade e violência, promovendo “uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”, disse.Leia, abaixo, a integra da homilia do presidente da CNBB
* Encontramo-nos nesta Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia em que a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, o dia de oração pelos católicos da China e o Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: “Novas Tecnologias, novas relações”. Aqui viemos, para participar da “Peregrinação Nacional em Favor da Família”, que tem como tema: Familia Discípula Missionária a Serviço da Vida. Viemos para pedir à Mãe de Deus e nossa Mãe que estenda seu manto sobre as famílias brasileiras, cada vez mais fragilizadas pelas grandes dificuldades que vêm enfrentando em nossos dias. A Ascensão do Senhor é a festa da exaltação da nossa humanidade que, assumida por Jesus Cristo, é conduzida por ele à plenitude da realização, da felicidade. Jesus “subiu ao céu e está sentado à direita do Pai, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos”, proclamamos em nossa profissão de fé. Como cabeça do Corpo do qual nós somos membros, Cristo Jesus abriu o caminho para que ocupemos o lugar que ele preparou para nós na casa do Pai. Nesta Peregrinação Nacional em favor da Família, recordamos as palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVI, quando esteve em Aparecida, no mês de maio de 2007: “A família, patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino americanos. Ela foi e é escola de fé, espaço de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente... A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos” (DAp 114).Os bispos da América Latina e do Caribe, reunidos aqui em Aparecida, elevaram um canto de agradecimento e de louvor a Deus pela beleza do matrimônio e da família. Eles afirmaram: “O amor humano encontra sua plenitude quando participa do amor divino. /.../ O amor conjugal é assumido no Sacramento do Matrimônio para significar o amor de Cristo e da Igreja” (DAp 117).Disse o Papa Paulo VI, na Encíclica Humanae vitae: “o matrimônio não é fruto do acaso, ou produto de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador, para realizar na humanidade o seu desígnio de amor. Mediante a doação pessoal recíproca, que lhes é própria e exclusiva, os esposos (um homem e uma mulher) tendem para a comunhão dos seus seres, em vista de um aperfeiçoamento mútuo pessoal, para colaborarem com Deus na geração e educação de novas vidas” (HV, 8). O VI Encontro Mundial das Famílias, realizado na Cidade do México, em janeiro deste ano, convidou os católicos a tomar consciência dos bens que são transmitidos na família e que são necessários para toda a sociedade: Na família, forma-se a confiança, tão decisiva nas relações interpessoais, comunitárias e sociais. Na família, florescem práticas de cooperação e de serviço mútuo em busca do bem comum, dando atenção aos mais frágeis e vulneráveis. Essas práticas familiares são fundamentais para a convivência social desenrolar-se na paz. Por isso mesmo, a família é insubstituível e não existe sem o matrimônio entre um homem e uma mulher. Portanto, não deve ser confundida com outras formas de convivência. A família é o lugar no qual se vivem relacionamentos gratuitos e partilha de dons, educando dessa maneira para relações de reciprocidade. Ela torna-se escola de fraternidade, educa para a generosidade, estimula a buscar um projeto de vida junto com outras pessoas, proporciona um treinamento das virtudes necessárias para realizar os objetivos da vida. Ela é o lugar onde se aprendem as virtudes, os valores, os critérios e as atitudes que são necessárias para uma autêntica convivência social.Por isso, as medidas legislativas e governamentais não devem descaracterizar a família fundada no matrimônio, identificando-a com qualquer tipo de convivência. Isto significaria desvalorizar a família, não reconhecendo os valores que ela gera e transmite. Para fortalecer a família e defender a vida desde seu primeiro instante até o seu término natural, é necessário que se promova “uma pastoral da família intensa e vigorosa para proclamar o evangelho da família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (DAp 435). É importante multiplicar Associações Familiares que se tornem capazes de dialogar e interagir com as diversas instâncias do poder público. É preciso que o poder público se empenhe decididamente na promoção de medidas que respeitem, valorizem e protejam as famílias. Faz-se necessária uma política que priorize o acesso à casa própria; facilite o emprego de quem tem a responsabilidade de sustentar sua família e garanta os meios necessários à saúde e educação de todos.Especial responsabilidade têm os Meios de Comunicação Social que devem propiciar uma programação mais adequada ao crescimento e ao desenvolvimento das novas gerações, estimulando a constituição de um projeto de vida digna e positiva, reduzindo a onda de banalidades e de vulgaridades, bem como de agressividade e violência, promovendo “uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.Com emoção, recordamos a prece que fez o Papa Bento XVI em sua inesquecível visita a Aparecida: “Ficai, Senhor, em nossas famílias, iluminai-as em suas dúvidas, sustentai-as em suas dificuldades, consolai-as nas adversidades, reconfortai-as em seus sofrimentos e na fadiga de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. Vós que sois a Vida, permanecei em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e onde, generosamente, se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até o seu declínio natural”.Nesta Romaria Nacional em favor da Família, suplicamos: Senhora Aparecida, nossa mãe querida, acompanhai nossas famílias em sua peregrinação terrena, ensinai-nos a viver na alegria, na união e na paz a exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Dai-nos vossa bênção materna, iluminai a todos os que têm a responsabilidade de legislar e governar para que respeitem e amem, valorizem e protejam a família e a livrem dos ataques e ameaças da hora apresente. Virgem Mãe Aparecida, abençoai nossas famílias. Amém!

* Homilia de D. Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB, por ocasião da Peregrinação Nacional em favor da Família, ao Santuário de Aparecida, aos 24 de maio de 2009.

Terça-Feira, 26 de Maio de 2009

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 20,17-27)


Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
***************************************************************************
Salmo (Salmos 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.
— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
**************************************************************************
Evangelho (João 17,1-11a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 19,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as re­giões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram ba­tizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.............................................................................................................................................................
Salmo (Salmos 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!
— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
...................................................................................................................................................................
Evangelho (João 16,29-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

DIOCESE DE MOSSORÓ ELEGE CONSELHO DE LEIGOS




O Conselho Diocesano de Leigos tem como finalidade articular, animar e promover a organização dos fiéis leigos em associações religiosas, movimentos eclesiais, pastorais, grupos e outras formas associativas, para vivência e realização de sua vocação e missão cristã na Igreja, no mundo do trabalho, da cultura, do ecumenismo, da política e demais setores da sociedade.

Veja a formação do nosso Conselho Diocesano de Leigos :

Presidente- Zélia Cristina

Vice-Presidente- Honório Felix

Secretária- Maria Madalena

Secretária Adjunta- Livramento

Tesoureiro- Geovani Bezerra

Tesoureiro Adjunto- Narcisio


CONSELHO FISCALJoão Batista- Luiz GomesEdson - MartinsLuiz Godeiro Mossoró
SUPLENTESSocorro Melo-MossoróCláudio- São MiguelLuzia Neta- Mossoró



Postado por Valéria Bulcão às 17:13
OBS.: DA NOSSA PARÓQUIA TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO DA NOSSA IRMÃ LUZIMAR PAULINO QUE NOS REPRESENTOU À ALTURA.

PUBLICAÇÕES