SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


CONTINUAM OS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PADROEIRA DA COMUNIDADE RURAL DO UMBUZEIRO QUE FARÁ SEU ENCERRAMENTO NESTE DIA 13 DE MAIO COM MISSA FESTIVA AS 16h.

AGENDA

- SEGUNDA REUNIÃO TRIMESTRAL DA DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ NESTA SEXTA (08 DE MAIO) E SÁBADO (09 DE MAIO) COM O TEMA "CARIDADE".
..................................................................................................................................................................................
- MAIS UMA NOITE DE NOVENA DEDICADA A NOSSA MÃE MARIA SANTÍSSIMA NESTA SEXTA-FEIRA ÀS 19h NA MATRIZ DE SANTA LUZIA E RESPECTIVAS COMUNIDADES

FORMAÇÃO

Ano Litúrgico

Abrir-se para o mistério

Aquilo que nós esperamos e o que leva o nosso coração a vibrar, precisa de uma forma - como no amor. A fé cristã não existe como idéia nua e crua, como valorização abstrata de certos pensamentos. Ela tem - como se pode ver em Jesus Cristo e é expresso nos sacramentos - uma forma concreta, um perfil inconfundível. Formas e fórmulas são melhor do que a sua fama. Elas não só conservam a forma, mas também o conteúdo. Como são prefixados, elas lembram em tempos ativistas que os próprios feitos não são tudo. Até porque não nos sustentam por muito tempo.
Os textos da fé sempre contêm uma promessa. Eles dizem mais do que aqueles, que os anunciam, podem cumprir. Não convencem pela perfeição verbal ou pelas mais eloqüentes explicações.
Estas, pelo contrário, só expulsam o que deve ser evocado: a abertura para o mistério. Fé, esperança e amor transcendem qualquer conceito. Eles indicam o infalável.extos e as fórmulas prefixadas nos dizem: Você não deve se contentar com suas próprias palavras e consigo mesmo. Você não está sozinho.
Aqueles que viviam e acreditavam antes de você 'já os lavavam com suas lágrimas, seus gemidos e desejos' (F. Steffensky). E são muitos os que falam estes textos e estas fórmulas junto com você no mundo inteiro. São textos comuns de todos os cristãos.
Eles e o rito celebrativo criam um espaço de objetividade, no qual até estranhos podem entrar mesmo se não conseguem participar de todos os momentos. É bom quando as pessoas presentes não são entregues nas mãos de qualquer celebrante.
Veio uma vez um irmão procurar um velho monge. Atormentado por uma depressão, ele confessou a ele que ele nem sabe mais rezar. Respondeu o monge paternalmente: "Se você nem sabe rezar, participe pelo menos da celebração e assista os outros rezando." A liturgia pode nos levar da forma para o conteúdo.

SEXTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2009

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 13,26-33)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”’.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
.........................................................................................................................................................................
Salmo (Salmos 2)
— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”
— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!
— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
.........................................................................................................................................................................
Evangelho (João 14,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

NUNCA TENTE SUBSTITUIR DEUS!

No tempo de Jesus, tinha pastores que cuidavam das ovelhas, levando-as para comer no pasto, levando-as para beber água, e finalmente levava-as para o abrigo chamado redil ou aprisco, se não me engano. Hoje, a nossa realidade é outra, rebanhos só existem lá na fazenda de criação de gado, de modo que muita gente só conhece algum rebanho, tanto de ovelhas como de outros animais, quando os vêem na TV ou no cinema. Mas a mensagem desta passagem do evangelho de Jesus Cristo é assim: Ele nos compara a um rebanho muito bem cuidado pelo pastor, que é Ele. Jesus fala que suas ovelhas conhecem a sua voz, e evitam a voz de estranhos principalmente do ladrão. Hoje em dia são muitas as vozes que nos chamam para outras coisas atraentes e passageiras nos afastando de Jesus, de uma vida feliz em estado de graça. São vozes macias, convincentes, vozes com muitos efeitos especiais e com muitas propostas de prazer e felicidade. São as vozes do mundo atual que está tentando substituir Deus por outras coisas terrenas: Pelo prazer, pelos bens materiais, pelo poder das armas, etc, e principalmente etc. O mundo de hoje nos orienta, através do cinema, a resolver os nossos conflitos com as nossas próprias mãos, deixando de lado a oração, na qual pedimos a proteção de Deus. E quando nos aventuramos em resolver os conflitos com os nossos recursos humanos limitados, o que conseguimos é mais conflito. Porque Deus é insubstituível. Se eu jogo uma pedra na casa do meu vizinho que me incomoda com algum tipo de barulho, estou dando a ele o direito de também jogar algo em minha casa. Assim, a vingança gera mais violência, e a vida se tornará com certeza um inferno. Se seu vizinho o perturba, levante as mãos para o céu, depois para o lado dele, e reze com muita fé por ele. Peça a Deus por seu vizinho, ou sei lá, quem o está aborrecendo. Mas não queira resolver os conflitos com suas próprias mãos. Com certeza você só vai arrumar mais problema, não só para você, como também para sua família.

PROGRAMAÇÃO DO DIA

17h40m - REUNIÃO DA EQUIPE DE LITURGIA

19h - NOVENA DEDICADA A NOSSA MÃE MARIA SANTÍSSIMA

LEITURAS DO DIA

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 12,24−13,5a)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas Sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
..........................................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................................
Salmo (Salmos 66)

— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
..........................................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................................
Evangelho (João 12,44-50)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
..........................................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................................
Barnabé e Saulo fizeram sua parte, partiram em missão proclamando o nome de Jesus, este Jesus que, segundo o Evangelho de hoje, se coloca como o enviado do Pai vem iluminar o mundo com sua luz. Neste mundo cheio de trevas, Nosso Senhor Jesus Cristo diz que não veio para julgar ou condenar, sim Salvar!
Senhor Jesus, aumentai nossa fé em Ti! Só assim seremos verdadeiros missionários anunciadores de tua Palavra!

PUBLICAÇÕES