SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

Dia Mundial das Missões e da Santa Infância

18 de outubro de 2009 — Domingo
29º Domingo do Tempo Comum

(Cor Verde)


“Em cristo é maior quem serve na humildade”

Dia Mundial das Missões e da Santa Infância

Jesus nos mostra o lado exigente e radical do seguimento. Quem quer ser seu discípulo e deseja chegar com ele até Jerusalém terá de passar por grandes mudanças no modo de agir e de pensar. Hoje, celebramos o “Dia Mundial das Missões e o Dia da Infância Missionária”. Que esta divina liturgia nos renove, fazendo de cada um de nós discípulos missionários capazes de servir na humildade nossos irmãos e irmãs, sobretudo nas missões além-fronteiras.


LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Seguido por seus discípulos em meio ao tumulto de sua viagem, rumo à meta final, em Jerusalém, Jesus, o Servo Sofredor e Sumo Sacerdote eminente, propõe o serviço, a doação e a vida em comunidade fraterna como sinais da presença do Reino em nosso meio.


Primeira Leitura (Is 53,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor.
11Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ pois, em vós, nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ pois, em vós, nós esperamos!
— Pois reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!


Segunda Leitura (Hb 4,14-16)

Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: 14Temos um sumo-sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos.
15Com efeito, temos um sumo-sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.
16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Jesus Cristo veio servir,/ Cristo veio dar sua vida./ Aleluia.../ Jesus Cristo veio salvar,/ viva Cristo, Cristo viva!


Anúncio do Evangelho(Mc 10,35-45)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”.
36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”
37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”
39Eles responderam: “Podemos”.
E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ (inclina-se até às palavras da Virgem Maria)que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Certos de que o Pai e o Espírito Santo enviam Jesus Cristo para nós na Eucaristia, rezemos para que todos cheguem ao conhecimento e experimentem o grande amor que Deus Uno e Trino tem por cada um de nós.
1. SENHOR, Deus de misericórdia, concedei ao Papa, aos Bispos, Presbíteros, Diáconos e Agentes de Pastoral as graças necessárias para que orientem com segurança vosso povo. Rezemos confiantes.
— Senhor, escutai-nos por vossa bondade!
2. SENHOR, Deus infinito, concedei que vossa divina Palavra transforme nossas comunidades e nos torne discípulos missionários de vosso Filho. Rezemos confiantes.
3. SENHOR, Deus fonte de vida plena, concedei a cada um de vossos filhos e filhas, a graça de superar com gestos solidários o espírito de competição, a inveja, a ganância e o desejo de dominação existentes em nosso meio. Rezemos confiantes.
4. SENHOR, Deus de bondade, concedei às nossas famílias a graça de a cada dia assumir sua missão batismal, vivendo seu discipulado por meio do serviço gratuito. Rezemos confiantes.
5. SENHOR, Deus de ternura, neste dia Mundial da Missões e da Infância Missionária concedei àqueles que anunciam a tua palavra coragem, sabedoria e santidade de vida. Rezemos confiantes.


— Senhor, Deus nosso Pai, na força do Espírito Santo que faz novas todas as coisas acolhei estas suplicas e, por amor, atendei as necessidades de vossos filhos e filhas que confiam em vós. Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES