SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

PASTORAL DO IDOSO











Pastoral do Idoso, chegandoa cada vez mais na nossa diocese.

Formando uma população com mais de 17 milhões de habitantes, as pessoas acima dos 60 anos contam agora com a Pastoral do Idoso, vinculada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e coordenada por parte da equipe da Pastoral da Criança, uma das grandes referências do envolvimento da Igreja no âmbito social. Um dos pontos importantes será o incentivo para a criação de conselhos de direitos do idoso em nível nacional, estadual e municipal.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas em seu contexto familiar, promovendo, em função delas, suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

A nova Pastoral tem metodologia similar à da Pastoral da Criança. A fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, recebeu da CNBB o pedido para coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.

Entre as várias atividades que pretende implementar, a Pastoral vai desenvolver ações que beneficiem o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos.

Além de promover o respeito da dignidade e cidadania das pessoas idosas, colaborando na divulgação e implementação do Estatuto do Idoso; o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa, buscando uma longevidade com qualidade; entre outros.
A Pastoral também vai capacitar agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas por meio de visitas domiciliares, encontros e organização redes de solidariedade nas comunidades para promover o bem-estar dos idosos.


A NOSSA DIOCESE, NA ÚLTIMA REUNIÃO TRIMESTRAL DECIDIMOS QUE UMAS DAS METAS SERÁ A IMPLANTAÇÃO DESTA PASTORAL EM TODAS AS PARÓQUIAS.

SE NÃO ME ENGANO, NESTE SÁBADO TEREMOS UM ENCONTRO EM MOSSORÓ. ATÉ QUE SE ORGANIZE POR COMPLETA, FOI PEDIDO A PE. RAIMUNDO ALEXANDRE (PE. NETINHO) QUE FICASSE À FRENTE DESTA PASTORAL.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES