SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

O que é Liturgia?

O que é Liturgia?

Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. A liturgia se expressa mediante palavras e gestos. Por isso, dizemos que a liturgia é feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).
Antigamente, fora do campo religioso, liturgia queria dizer ação do povo. A Igreja passou a aplicar este termo para indicar ação do povo reunido para expressar sua fé em Deus.

O que é Celebrar?

Celebrar tem vários significados: festejar em massa, solenizar, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima.
O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas facilmente se reúnem para celebrar aniversários, vitórias esportivas, formaturas, batizados, casamentos, funerais, etc.

O ato de celebrar implica alguns elementos importantes:

Celebrar é um ato público (reunião de pessoas). Não tem sentido uma pessoa celebrar o próprio aniversário sozinha, fechada num quarto!
Celebrar supõe que haja momentos especiais. Momentos privilegiados. Não se celebra a toda hora.
Celebrar requer motivação. Os motivos podem ser os mais variados, como nascimento e um bebê na família, dia da pátria, dia das mães, etc.
Celebrar depende de ritos. O que são ritos? São gestos que se repetem. Por exemplo, nos aniversários, quais são os atos que se repetem? O convite, a chegada dos amigos, o bolo geralmente enfeitado, as velinhas, o canto de parabéns, os comes-e-bebes...São atos próprios da festa de aniversário. Por isso não se confunde com uma festa de casamento, que por sua vez é composta de outros atos...
Celebrar requer tempo. É necessário que haja hora marcada, a fim de que os participantes se orientem. A celebração também tem uma duração (uma hora, o dia todo, uma semana...dependendo do que se trata).
Todos esses dados, a saber: ato público, momentos especiais, motivação, ritos, espaço e tempo se aplicam a todo tipo de celebração.

Celebrações Litúrgicas

O que são celebrações litúrgicas? São encontros de Deus com seu povo reunido. Esses encontros se realizam mediante algumas condições que chamamos elementos constitutivos da celebração litúrgica.

Os principais elementos que constituem uma celebração litúrgica são os seguintes:
Assembléia: são pessoas batizadas que se reúnem para celebrar.
Ministros: há os ministros ordenados - bispos, padres, diáconos - e os ministros instituídos - leitores e acólitos. Há numerosos outros ministros não ordenados nem instituídos: ministro da Palavra, ministro do batismo...e ministros para os vários serviços da celebração litúrgica.
Proclamação da Palavra de Deus. Leitura de um trecho da Bíblia, escolhido para a celebração.
Palavra da Igreja: explicação da palavra proclamada, homilia, orações.
Ações simbólicas: ritos e símbolos mediante os quais os fiéis entram em comunhão com Deus.
Canto: indispensável na celebração, o canto expressa a harmonia dos cristãos, unidos pela mesma fé.
Espaço: local da celebração, mas dignifica também ocasião para se reforçar os laços de fraternidade; momento da organização e luta por melhores condições de vida, e ambiente da festa humana.
Tempo: é a sucessão das horas do dia e da noite, mas é também o instante de graça de Deus; são momentos em que Deus, desde toda a eternidade, vai realizando seu plano de salvação na história humana.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES