SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA DIÁRIA DO 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM



9 de agosto de 2009 — Domingo
19º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)


Quem comer deste pão
viverá eternamente

Dia dos Pais
Início da Semana Nacional
da Família




O cristão é chamado a dar testemunho de sua fé nas contrariedades da vida. De fato, a vivência dos valores do Reino dá o real significado da Eucaristia. Alimentar-se de Cristo exige atitude de fé. Deus vem a nós e nos toca com sua vida, sustentando todas as nossas motivações. O “pão da vida” nos desinstala de nosso comodismo e nos faz superar o medo de perder nosso próprio poder e de construir a comunhão na diferença. Desta forma, o mandato eucarístico da entrega total de si para os outros implica nossa capacidade e criatividade de construirmos relações novas, verdadeiramente fraternas.

LITURGIA DA PALAVRA


Deus nos fala

Assim como o alimento é fonte de energia para o corpo, a fé nos sustenta em nossas motivações. Elias, após embate com os profetas de Baal, perseguido pelo rei, sente-se fraco e praticamente perde a esperança. Um pão lhe é oferecido, prenúncio da eucaristia, na qual Cristo oferece a si mesmo como alimento. Alimentar-se do corpo de Jesus é ter em si a vida dele e assumir sua mesma missão.

Primeira Leitura (1Rs 19,4-8)

Primeiro Livro dos Reis:
Naqueles dias, 4Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”.
5E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta-te e come!”
6Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”.
8Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 33)

— Provai e vede quão suave é o Senhor!
— Provai e vede quão suave é o Senhor!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor,/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!



Segunda Leitura (Ef 4,30—5,2)

Carta de São Paulo apóstolo aos Efésios:
Irmãos: 30Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação.
31Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade.
32Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo.
5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
— Eu sou o pão da vida,/ descido do céu,/ quem deste pão come, sempre, há de viver./ Eu sou o pão vivo, descido do céu,/ amém, aleluia, aleluia!



Anúncio do Evangelho (Jo 6,41-51)

—O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

—Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”.
42Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?”
43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

—A Eucaristia, como oferta gratuita de Cristo à humanidade, compromete-nos com a justiça e a partilha, que geram a comunhão. Supliquemos ao Senhor que venha ao encontro de nossa fraqueza e nos sustente com sua presença.
1. Cristo, pão do céu, alimento de vida eterna, conduzi vossa Igreja em sua busca de santidade e fraternidade.
— Cristo, pão da vida; alimentai nossa esperança!
2. Senhor, Deus providente e misericordioso, assim como alimentastes Elias no deserto, alimentai-nos em nossa caminhada de fé, para que nunca nos desanimemos diante das dificuldades.
3. Deus da vida, fonte de esperança; inspirai-nos palavras e ações para que assumamos nossa vocação de defensores da vida.
4. Senhor, Espírito de vida e de amor, tornai-nos livres para conduzirmos nossa história segundo os desígnios do Criador.
5. Senhor, Deus de justiça, ajudai-nos a construir a civilização do amor e a superarmos toda forma de escravidão e exploração.
6. Senhor, fonte de vida, iluminai nossos pais para que, por seus exemplos, possam ensinar a seus filhos o caminho da justiça.

—Pai misericordioso, em vosso Filho, quisestes nos alimentar com vossa vida. Dai que assumindo nossa liberdade de filhos(as) de Deus, possamos, ao anunciar vosso reino, inaugurar uma nova humanidade, fundamentada na partilha e no amor. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES