SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

"Deus sacia seus filhos"


"Deus sacia seus filhos"


Pão vindo do Céu

O coração humano sempre foi um peregrino faminto e sedento de Deus. Busca saciar esta fome. O homem, no correr da história, criou deuses nos quais colocou sua esperança.No mundo moderno mudam-se os deuses, mas é a mesma busca. Na história da Salvação, Deus se revelou ao povo escolhido através da carinhosa atenção de dar-lhe o pão vindo do céu. Deste modo iniciou um longo caminho até à vinda do Filho. Jesus revelou o Pai: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9).Crer em Jesus é encontrar o Pai. João reflete (cap 6) sobre a fé em Jesus. Fé é o alimento que sacia: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou... Meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do Céu... Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim, nunca mais terá sede” (Jo 6,29-35). “Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e o que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (Jo.6,27-29). Moisés alimentou o povo com o pão do céu, o maná. E Jesus diz que é o Pai quem dá o verdadeiro pão do céu. “O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo”! (Jo 6,32-33). Somente Jesus pode saciar a insatisfação do mundo, tanto a falta de alimento que é grave, como a angústia das pessoas nas crises existenciais. A religião apresenta o alimento para a vida: A fé em Jesus. Ele nos dará a comer sua carne e beber seu sangue pela fé e pela Eucaristia. O milagre da multiplicação dos pães é realizado durante a Páscoa dos judeus. Eucaristia é Páscoa que sacia a fome de Deus.

O pão que eu vos darei

A Eucaristia, ponto máximo da fé cristã, une o fiel ao Mistério Pascal de Cristo. É a presença real do Corpo e Sangue de Cristo. Não é só uma recordação da ceia. Jesus ensina que comer o pão e beber o vinho realiza a exigência de comer sua carne e beber o seu sangue. O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo (v.51). Os evangelistas narram o gesto de Jesus: “Tomou um pão, abençoou, partiu-o e distribuiu-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é meu corpo’. Depois tomou o cálice... disse-lhes: ‘Isto é o meu sangue, o sangue da aliança que é derramado em favor de muitos’” (Mc 14,22-24). Não disse: significa ou simboliza ou representa, mas é seu Corpo e Sangue. Eucaristia dá a Vida não como o maná: “Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que, não morra quem dele comer” (v. 49-50). Quem come, alimenta-se do Corpo do Senhor. Este alimento nós o encontramos na Eucaristia. Há uma união íntima entre Fé e Eucaristia: “Quem crê tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (v.40); “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6,54). “Isso é o pão que Deus vos deu como alimento”, disse Moisés. (Ex.16,15). Jesus diz: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,35). Há uma união profunda de fé e Eucaristia que são para a Vida.

Revestir o homem novo.

S. Paulo, escrevendo aos efésios, convida-os a não viver como os pagãos, isto é, na mentalidade do homem velho cheio de vícios e paixões enganadoras; Anima-os a se despojarem do homem velho e se revestirem do homem novo, criado à imagem de Deus em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,22.24). Trata-se da busca de fundar a vida na fé em Jesus. Ele será o alimento. Cada Eucaristia renova a fé e nutre a vida eterna. O Pão da Eucaristia dá-nos o sabor de viver. A Eucaristia não pode ser um ato de devoção como outro qualquer. Ela é o momento em que saciamos a fome de Deus com a fé e o Pão.
Leituras:Êxodo 16,2-4.12-15;Salmo 7; Efésios 4,17.20-24; João 6,24-35.



1. O homem tem fome e sede de Deus. Buscou solução nos muitos deuses. Deus se revelou ao povo escolhido saciando sua fome através do pão vindo do céu, o maná. A revelação culmina em Cristo que nos revela o Pai. Quem crê em Jesus tem a vida eterna. Ele dá sua carne como comida e seu sangue como bebida. Ele é o Pão da Vida. O milagre da multiplicação dos pães, na Páscoa dos judeus, é símbolo da nova Páscoa que acontece em cada Eucaristia e sacia a fome de Deus.

2. A Eucaristia une o fiel ao Mistério Pascal de Cristo. É a presença real do Corpo e sangue de Cristo.Jesus ensina que comer o pão e beber o vinho realiza a exigência de comer sua carne e beber seu sangue para a Vida eterna. Ele mesmo mostra que o Pão e o Vinho da Eucaristia são seu Corpo e Sangue. Há íntima união entre Fé e Eucaristia. Quem crê e quem come sua carne e bebe seu sangue, tem a vida eterna.

3. Paulo convida os efésios a não viverem como os pagãos, na mentalidade do homem velho, cheio de vícios e paixões. Anima-os a se despojarem do homem velho e se revestirem do homem novo, criado à imagem Deus. Trata-se de fundar a vida na fé em Jesus. Cada Eucaristia renova a fé e nutre a vida eterna.

Nota: a palavra maná vem do hebraico: Man-hû, que significa: o que é isso?

Jesus é um pão

Jesus era muito do esperto. Tudo o que Deus pensou para nós, Ele pôs no pão. Resumiu no pão o passado, o presente e o futuro. Quem pensaria assim?!
Moisés fez chover pão do céu. O maná! Quando a fome apertou, no deserto... não transformou as pedras em pão. Parece que usou as estrelas. Que festa! Matou a fome do povo. Mais ainda. O maná, diz a Bíblia tinha o gosto que a pessoa escolhia e transformava naquilo que cada um desejava (Sb 16,21-22). Tão bom assim, só seria superado por Jesus: “Moisés vos deu o pão do Céu; Eu vos dou o verdadeiro pão”. O pão é Ele mesmo. É um alimento a ser comido pela fé: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
Esse pão dá vida ao mundo. O que vai acontecer com a gente, por crer em Jesus? Paulo responde: Renova nossa mentalidade e nos reveste do homem novo (Ef. 4,23-24).
Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES