SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA


27 de julho de 2009— Segunda-feira
19ª Semana Comum

(Cor Verde)

A fé, dom de Deus, deve crescer a cada dia em nós. Pequenina como um grão de mostarda irá crescer pela graça divina. Fé verdadeira transborda sempre, e ninguém é capaz de retê-la ou eliminá-la. Na alegria e na responsabilidade da fé, comprometemo-nos com a verdade do Reino e podemos ser sinais transparentes da verdade de Cristo. É na confiança em Deus, na gratuidade de seu amor, que conseguimos realizar o que Ele espera de nós.


Deus nos fala

Os mandamentos de Deus, recebidos por Moisés, são em defesa da vida, e por isso ninguém pode se desviar deles. Desse modo, a fé, por menor que seja, é dom de Deus para todos nós, e de nós há de transbordar para o mundo. Eis a missão do cristão.


Primeira Leitura
(Êx 32,15-24.30-34)

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 15Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus.
17Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!” 18Moisés respondeu: “Não são gritos de vitória nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta”.
19Quando chegou perto do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela.
21Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?” 22Aarão respondeu: “Não se indigne o meu senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23Eles me disseram: ‘Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moi­sés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’. 24Eu, então, lhes disse: ‘Quem de vós tem ouro?’ Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro”.
30No dia seguinte, Moisés disse ao povo: “Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito”.
31Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: “Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste”.
33O Senhor respondeu a Moi­sés: “É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 105)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.
— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.
— Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.


Aclamação (Tg 1,18)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas.


Evangelho (Mt 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES