SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

LITURGIA DIÁRIA

26 de julho de 2009

— Domingo17º Domingo do Tempo Comum(Cor Verde)


Cristão é quem partilha o pão da vida e o pão da mesa!

A ganância sonda nosso coração e nossa mente. Sob sua influên-cia não é possível perceber a necessidade do outro. E sem partilha a vida cristã é estéril. Portanto, nós, que somos cristãos, devemos sempre nos fundamentar no amor. Somente esse amor, que é o próprio Cristo, nos conservará na unidade que é o aspecto central da vida cristã. Enquanto cristãos temos de superar as divisões humanas. Nossa missão é ser sinal do amor generoso de Deus, assegurando para todos a possibilidade de subsistência e dignidade.

LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

A Palavra de Deus é fonte inesgotável de amor. Quem dela beber terá sempre disposição para partilhar até mesmo o pouco que tem. Além de nos ensinar a partilhar, a Palavra nos ajuda a permanecer no amor e nos conserva em unidade com o corpo e o sangue de Cristo, comida e bebida partilhadas. Sustentados por este alimento celeste, conseguiremos levar adiante nossa missão de sermos sinais do amor generoso de Deus, assegurando para todos subsistência e dignidade.


Primeira Leitura
(2Rs 4,42-44)

Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”.
43Mas o seu servo respondeu: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu disse outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’”.
44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 144)

— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
— Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.
— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.


Segunda Leitura
(Ef 4,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.
5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Um grande profeta surgiu entre nós/ e Deus visitou o seu povo sofrido,/ um grande profeta surgiu entre nós,/ amém, aleluia, aleluia!

Anúncio do Evangelho
(Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

—Irmãos e irmãs, iluminados pela Palavra de Deus, roguemos com amor e confiança para que o Senhor, em sua bondade infinita, atenda-nos em nossas necessidades.
—Senhor, ensina-nos a partilhar o que temos.
1. Ó Deus, que vossa Igreja seja verdadeiramente profética e ensine seus filhos e filhas a partilharem aquilo que têm com aqueles que nada têm. Nós vos pedimos.
2. Ó Deus, fazei com que nossa comunidade busque sempre em vossa Palavra força para poder viver o amor, em unidade com seu Filho Jesus Cristo. Nós vos pedimos.
3. Ó Deus, que o cristão não seja pretensioso e egoísta, mas saiba viver em unidade sem perder de vista a diversidade, e seja exemplo vivo de vosso amor e de vossa bondade. Nós vos pedimos.
4. Ó Deus justo e fiel, despertai em nosso coração e mente o discernimento para escolher o que é bom. Que tenhamos sempre disposição para favorecer uma vida digna para os mais necessitados. Nós vos pedimos.
(Intenções próprias da comunidade.)
— Deus providente e misericordioso, derramai sobre nós a abundância de vossa graça, para que, perseverando em nosso caminho de fé, sejamos parteiros de uma humanidade nova. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES