SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

19 de julho de 2009 — Domingo





19 de julho de 2009 — Domingo
16º Domingo do Tempo Comum
(Cor Verde)





Jesus teve compaixão da multidão sedenta de vida!

A Revelação é fruto do amor de Deus que, em todo tempo, procura aproximar-se da humanidade. Em sua sabedoria, ao deparar-se com a condição dos seres humanos, Deus tem conhecimento da precariedade da existência humana, sujeita ao pecado. Movido pela compaixão, envia-nos seu Filho Jesus, que manifesta o seu rosto misericordioso. Em Jesus, que se doa no serviço à humanidade, compreendemos que Deus está perto de nós e nos resgata. Assim, como seguidores de Jesus, somos convidados a anunciar a misericórdia de Deus a todos os povos, para que cada ser humano experimente a compaixão divina, manifestada a nós através de Jesus Cristo, nosso único pastor.



LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

O verdadeiro pastor é aquele que serve a seus irmãos na gratuidade, fazendo-se solícito às suas necessidades. Quando imperam o egoísmo e a vaidade, abre-se espaço na comunidade para a opressão e a exclusão, que a faz distanciar-se de sua vocação de ser sacramento da misericórdia. As leituras de hoje nos convidam a retomar a atitude de compaixão de Jesus, para que possamos restabelecer a comunhão entre as pessoas e fazermos valer a Boa-nova da solidariedade e da fraternidade.


Primeira Leitura (Jr 23,1-6)

Leitura do Livro do profeta Jeremias:
1“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!
2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.
3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde foram expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão.
4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor.
5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra.
6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ felicidade e todo bem hão de seguir-me!
— O Senhor é o pastor que me conduz;/ felicidade e todo bem hão de seguir-me!
— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e na casa do Senhor habitarei/ pelos tempos infinitos.


Segunda Leitura (Ef 2,13-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 13Agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo.
14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade.
15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz.
16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade.
17Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos.
18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Minhas ovelhas escutam minha voz,/ minha voz estão elas a escutar./ Eu conheço, então, minhas ovelhas,/ que me seguem, comigo a caminhar!


Anúncio do Evangelho (Mc 6,30-34)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo São Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— Cristo, Bom Pastor enviado pelo Pai, alimenta-nos com sua palavra de vida. Confiando em sua presença entre nós, elevemos nossas súplicas a Deus Pai, que é a fonte da vida verdadeira.
1. Senhor, que vossa Igreja seja servidora da humanidade, tornando-se no mundo sacramento de vossa misericórdia, nós vos pedimos.
— Senhor, Bom Pastor, ouvi-nos e atendei-nos!
2. Senhor, que a prática da misericórdia leve-nos a superar todas as divisões para que a paz seja fruto da reconciliação e da justiça; nós vos pedimos.
3. Senhor, que sensíveis às diferentes realidades humanas, saibamos aproximar-nos dos pequenos e excluídos, manifestando-lhes vosso amor e compaixão, nós vos pedimos.
4. Senhor, que nossos trabalhos pastorais sejam de fato serviço aos irmãos, continuando o anúncio de vosso reino de vida para toda a humanidade, nós vos pedimos.


— Senhor, nosso Pai, ouvi atento nossas súplicas e fazei que, a exemplo de Jesus, o bom Pastor, saibamos servir a todos os irmãos com compaixão e caridade. Isto vos pedimos pelo mesmo Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES