SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

1º de agosto de 2009 — Sábado


1 de agosto de 2009 — Sábado
Santo Afonso de Ligório
(BDr, Mem, Cor Branca)


Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, próximo de Nápoles, no dia 27 de setembro de 1696. Aos 16 anos obteve o doutorado em Direito Civil e Canônico. Aos 30 anos foi ordenado sacerdote. Em 1732 fundou a Congregação dos Missionários Redentoristas, com a missão de anunciar o evangelho aos pobres e abandonados e onde houvesse urgência pastoral. Em 1762 foi nomeado bispo de Santa Águeda dos Godos. Morreu em 01 agosto de 1787. Foi canonizado em 1839. Declarado Doutor da Igreja em 1871 e patrono dos confessores e moralistas em 1950.


Deus nos fala

O eterno se fez presente em nosso tempo e deu-nos o tempo necessário para alcançarmos sua eternidade. João Batista é o precursor de Jesus também na morte pois, como Jesus, denunciou a injustiça e mostrou a verdade, sofrendo por isso o martírio. A Palavra torna transparente a verdade diante de nós.


Primeira Leitura (Lv 25,1.8-17)

Leitura do Livro do Levítico.

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então fará soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retor­nar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não-podada; 12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não-cultivados. 13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu con­terrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu con­terrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 66)

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheçam o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
— A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe e o respeitem os confins de toda a terra!


Aclamação (Mt 5,10)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles!


Evangelho (Mt 14,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes mira­culosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodía­des, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a He­ro­des: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Hero­díades dançou diante de todos, e agradou tanto a He­ro­des 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES