SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM

14 de junho de 2009 — Domingo

11º Domingo do Tempo Comum

(Cor Verde)


O REINO CRESCE SILENCIOSAMENTE ENTRE NÓS!


Jesus falava ao povo usando parábolas. Elas são pequenas estórias, como a da semente, que ajudavam o povo a compreender a presença do Reino. Deste modo Jesus plantava no coração humano a verdade do Reino. Construir o Reino, em comunidade, é missão de todos que acolhem a Palavra de Deus e se colocam no seguimento de Jesus Cristo. Perguntemo-nos, pois, se nós, que hoje ouvimos sua Palavra, deixamo-nos tocar por ela. Ninguém faz o trigo crescer puxando sua folha. Portanto, para que o Reino cresça entre nós, precisamos abrir nossa existência a Cristo e acolher sua verdade.



LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

É o Senhor quem agora nos fala do ramo de cedro que foi transplantado e cresceu nas terras de Judá. Assim é o Reino que, semeado entre nós pelo Cristo, vai crescendo e tornando-se uma árvore. Mas o amor e a verdade do Reino não crescem no coração fechado e que não acolhe a verdade de Cristo. Com sincera abertura de alma e de acolhimento, escutemos o Senhor nosso Deus.


Primeira Leitura (Ez 17,22-24)

Leitura da Profecia de Ezequiel:
22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 91)

— Como é bom agradecermos ao Senhor!
Como é bom agradecermos ao Senhor!
— Como é bom agradecermos ao Senhor / e cantar salmos de louvor / ao Deus altíssimo! / Anunciar pela manhã vossa bondade, / e o vosso amor fiel, / a noite inteira.
— O justo crescerá como a palmeira, / florirá igual ao cedro que há no Líbano; / na casa do Senhor estão plantados, / nos átrios de meu Deus florescerão.
— Mesmo no tempo da velhice darão frutos, / cheios de seiva / e de folhas verdejantes; e dirão: / “É justo mesmo o Senhor Deus: / meu rochedo, / não existe nele o mal!”


Segunda Leitura (2Cor 5,6-10)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa — prêmio ou castigo — do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação

— Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1. Vem abrir nosso coração, Senhor!/ ó Senhor, abre o nosso coração,/ e, então, da palavra do teu Filho,/ vamos ter, ó Senhor, compreensão! (bis)


Anúncio do Evangelho (Mc 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?
31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra.
32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam com­preender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna. Amém.


Preces dos Fiéis

— É preciso agradar a Deus pela prática do bem e da caridade. Na certeza de que o Senhor fará germinar em seu povo sua verdade, façamos nossas súplicas, clamando:
Fazei-nos, Senhor, construtores de vosso Reino!
1. A SEMENTE do Reino continua a ser semeada entre nós! Por toda a Igreja, para que, fiel a sua missão, semeie com abundância no mundo a verdade de Cristo, roguemos ao Senhor.
2. OUVIR, acolher e viver a Palavra do Senhor! Para que nossos ouvidos não se tornem surdos aos apelos divinos e nosso coração seja acolhedor de sua Palavra salvadora, roguemos ao Senhor.
3. A VERDADE do Reino não pode ser contida! Para que, buscando a verdade do Reino de Deus, superemos nosso absolutismo e creiamos na verdade de Cristo, roguemos ao Senhor.
4. O REINO cresce silenciosamente! Para que os pequenos gestos de bondade e de caridade e os trabalhos carregados de amor, realizados no silêncio, façam germinar a vida e a paz no mundo, roguemos ao Senhor.
5. O REINO de Deus está entre nós mesmos, disse Jesus! Para que redescubramos a alegria de pertencer ao Reino do céu, vivendo em comunidade e sendo cristãos comprometidos no mundo, roguemos ao Senhor.

— Pai de bondade, vossa Palavra de vida, que nos ensinou a grandeza do Reino, desperte-nos para viver vossos mandamentos e acolher vosso Reino como herança. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES