SEJAM MUITO BEM VINDOS E BEM VINDAS!

10º - DOMINGO DO TEMPO COMUM - SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

7 de junho de 2009 — Domingo
10º.Domingo Comum
(Cor Verde)

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
(Cor Branca)

PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO: COMUNIDADE ETERNA DE AMOR!


As três pessoas da Santíssima Trindade estabelecem comunhão e união perfeita, formando um só Deus, e constituem um perfeito modelo transcendente para as relações interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade. Celebremos nosso Deus vivo e verdadeiro que, fiel à Aliança, age na história do povo, concedendo-lhe a terra. Fiéis ao Espírito Santo, sejamos discípulos de Jesus e propagadores do Reino do Pai a todos os povos.

LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

A Palavra de Deus chama-nos, encoraja-nos e envia-nos a agir em nome de Jesus: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Deus não permite que o povo adore outros deuses. Ele é o único Deus vivo que age na história. Como filhos e herdeiros, participamos dos sofrimentos e da glória de Jesus na certeza de que seu Espírito estará sempre conosco. Deixemos, pois, a Palavra do Senhor agir em nossa vida.

Primeira Leitura (Dt 4,32-34.39-40)

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo:
32“Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante.
33Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo?
34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos?
39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele.
40Guarda suas leis e seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”.

— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 32)


— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
— Reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— A palavra do Senhor criou os céus,/ e o sopro de seus lábios, as estrelas./ Ele falou e toda a terra foi criada,/ ele ordenou e as coisas todas existiram.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!


Segunda Leitura (Rm 8,14-17)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai!
16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.
17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se real­mente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Aclamação
— Aleluia, aleluia! aleluia, aleluia!/ Aleluia, aleluia! aleluia, aleluia!/
1. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Divino/ Ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.


Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20)

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé
(Símbolo Niceno-Constantinopolitano)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra,/ de todas as coisas visíveis e invisíveis./ Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,/ Filho unigênito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os séculos:/ Deus de Deus, luz da luz,/Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, não criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus:/ (inclina-se até às palavras e se fez homem) e se encarnou pelo Espírito Santo,/ no seio da Virgem Maria, e se fez homem./ Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia,/ conforme as Escrituras,/ e subiu aos céus,/ onde está sentado à direita do Pai./ E de novo há de vir,/ em sua glória,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino não terá fim./ Creio no Espírito Santo,/ Senhor que dá a vida,/ e procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado;/ ele que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica./ Professo um só batismo/ para remissão dos pecados./ E espero a ressurreição dos mortos/ e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Preces dos Fiéis

— Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo, concedei-nos o dom de amar e confiar. Acolhei nossas súplicas e a nós que confiantes vos clamamos: Santíssima Trindade, fazei-nos viver no amor!
1. REZEMOS para que a Igreja, corpo místico de Cristo, reflita cada vez mais em seu rosto o amor presente na Santíssima Trindade.
2. REZEMOS para que o Santo Padre, o papa Bento XVI, os bispos e seus auxiliares, conduzidos pelo Espírito Santo, tenham sabedoria e santidade para coordenar e animar o Povo de Deus.
3. REZEMOS para que todos os batizados, conscientes de sua missão de filhos de Deus, deem testemunho de sua fé e, como discípulos e missionários de Jesus, proclamem com alegria o Reino de Deus.
4. REZEMOS para que o amor-comunhão presente nas Três Pessoas da Santíssima Trindade nos faça comprometidos com a prática da justiça e da fraternidade em nossa família, em nossa comunidade e no mundo.
5. REZEMOS pelos doentes, por aqueles que estão angustiados e por todos os que se recomendaram as nossas orações.

— Acolhei, ó Deus, nossos pedidos, e por vossa bondade, socorrei-nos em nossas necessidades. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICAÇÕES